Aviso de pauta: Governo divulga estudo inédito sobre desastres naturais no RS

-

Nesta terça-feira, 22 de novembro, às 14h, o Governo do Estado apresenta o estudo inédito Desastres Naturais no RS – ocorrências no período de 2003 a 2021, realizado pelo Departamento de Planejamento da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e pela Defesa Civil do Estado. Participam da Coletiva de Imprensa o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, a secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Julio César Rocha, e o secretário da SPGG, Claudio Gastal.

Serão apresentados dados demonstrando a ocorrência de eventos como movimentos de massa, inundações, enxurradas, alagamentos, tornados, granizo, chuvas intensas, vendavais, geadas, ciclones, estiagens e secas no Estado entre os anos de 2003 e 2021, os danos humanos, materiais e os prejuízos econômicos no período. Os resultados apontam 4.230 ocorrências de desastres no RS, com mais exemplos entre os meses de junho a agosto e entre janeiro e fevereiro. Houve registros de mortes por enxurradas, inundações, vendavais, chuvas intensas e tornados. A partir desses dados, o Governo trabalha com a adequação das estruturas das nove Coordenadorias Regionais de Defesa Civil (CREPDECs) às realidades nas diferentes regiões.
A apresentação será realizada de forma virtual pelo canal do Governo. Ao final da divulgação, o Governador, secretários e os técnicos do Deplan responderão as perguntas da imprensa. Jornalistas interessados em acompanhar e fazer perguntas podem confirmar participação pelo e-mail comunicacao@spgg.rs.gov.br ou pelo Whatsapp (51) 99228-5734.

Aviso de pauta

• O quê: divulgação de Estudo sobre desastres naturais no RS entre 2003 e 2021
• Quando: terça-feira (22/11), às 14h
• Plataforma: canal da SPGG no Youtube