Terceira etapa do Projeto Capacitar reúne 65 representações municipais em Passo Fundo

Ângulo panorâmico captando um auditório plano. Muitas pessoas assistindo o Tenente-coronel Avila palestrar
Subchefe da Defesa Civil Estadual, Tenente-coronel Avila, em palestra sobre formação Plano de Contingência - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Luka Pumes

Em sua terceira etapa da edição 2017, o Projeto Capacitar mais uma vez instruiu profissionais municipais de Defesa Civil. Idealizado como uma forma de atualizar os coordenadores de cada município para que saibam dos riscos e responsabilidades em seus casos específicos, o projeto é dividido em nove etapas – uma para cada coordenadoria regional. Nesta terça-feira (9), ocorreu em Passo Fundo e contou com representações de 65 municípios.

Sendo frente de muitas áreas de atuação, os profissionais da Defesa Civil Estadual entendem que as formas de prevenção constituem o mais essencial trabalho para que o povo gaúcho esteja assegurado em caso de ocorrências meteorológicas adversas. Agentes locais mais capacitados são elementares para que cada localidade entenda como proceder com suas áreas de vulnerabilidade e risco.

Palestras com temas preponderantes para o contexto de proteção, como a do Subchefe da Defesa Civil, Tenente-coronel Avila, que aborda o Plano de Contingência (documento que formaliza modos de ação e controle prévio, no decorrer e posteriormente à ocorrência de eventos meteorológicos), e para o contexto de monitoramento, como a do Sargento Rodrigo, que trata sobre controle e estudos (domínio de sistemas que abrangem inúmeros tipos de dados, inclusive os preponderantes para alcançar homologações estaduais e reconhecimentos federais) ocorreram. As conversas instrutivas ainda contaram com estudos do Capitão Mattei, Sargento Siteneski, e do coordenador da Regional, Major Aguiar.

O evento ainda contou com uma homenagem a profissionais que dedicaram anos de suas vidas à Defesa Civil.

Homens lado a lado, segurando uma gratificação em forma de troféu, pelos anos trabalhados
Antigos coordenadores da Regional de Passo Fundo receberam a homenagem - Foto: Divulgação/Defesa Civil

Esta foi a terceira etapa das nove previstas para 2017. O cronograma do evento pode ser encontrado em: http://www.defesacivil.rs.gov.br/defesa-civil-apresenta-agenda-do-projeto-capacitar-2017