Terceira edição do Projeto Capacitar 2019 ocorre em Gravataí

Muitas pessoas em pé com coletes laranjas
Terceira edição do Projeto Capacitar 2019 - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Camila Santos

Na terça-feira (24), em Gravataí, no Salão de Eventos do Hotel Radar (RS 118-KM 22), a Defesa Civil do RS promoveu a terceira edição do projeto Capacitar 2019. O evento reuniu representantes de 23 municípios de toda região Metropolitana.

Projeto Capacitar

O Projeto Capacitar tem como principal ação de Defesa Civil a prevenção. O foco central é preparar os agentes municipais para desenvolver ações diante das adversidades meteorológicas, através de palestras, documentos e conversas. Discussões sobre o Sistema Estadual de Gestão Integrada de Risco e Desastre (SEGIRD), Legislação- S2ID, INO2, Prestação de Contas e a atuação da Defesa Civil em Brumadinho, foram debatidas ao longo do dia.

O subchefe da Defesa Civil estadual do RS, tenente-coronel Rodrigo Dutra, destacou que o Projeto Capacitar acontece com o intuito de preparar os agentes municipais para agirem antes, durante e após eventos meteorológicos. “É importante que os municípios tenham agilidade em todas as áreas de atuação para dar uma resposta rápida aos atingidos”.

Palestrantes Convidados

Além dos representantes da Defesa Civil Estadual, também palestraram no Projeto Capacitar:

Secretário de Obras de Gravataí Paulo Ricardo Martins;

Tenente Ivan Flores - Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul;