Segunda etapa do Projeto Capacitar 2017 ocorre em Frederico Westphalen
Publicação:

“Tornar-se ou tornar alguém apto” não é só o que dá significado ao verbo "capacitar". Aptidão é o que a Defesa Civil Estadual quer passar aos coordenadores municipais de proteção e defesa através da iniciativa do Projeto Capacitar. Na última quarta-feira (12), a segunda etapa da edição 2017 do evento ocorreu no município de Frederico Westphalen.
O trabalho da Defesa Civil abrange muitas frentes de atuação. No entanto, sua principal função se dá muito antes de adversidades: preparar os municípios para as ocorrências e capacitar seus agentes locais – o que é um exercício de fundamental importância para a construção sólida do que chamamos de “Cultura de Prevenção”.
O evento contou com representações de 54 municípios, contabilizando aproximadamente 100 pessoas – um retorno positivo, ultrapassando a meta que era de 39 municípios.

A abertura do encontro ficou por conta do Sub Chefe da Defesa Civil do Estado, Tenente Coronel Jarbas Trois de Avila. Diversas palestras capacitativas e instrucionais foram prestadas. Temas como o processo de homologação de Situação de Emergência, por exemplo, foram tratados por especialistas. No fim, o coordenador regional, Major Henrique, explicou sobre Plano de Contingência (documento que formaliza modos de ação e controle prévio, no decorrer e posteriormente à ocorrência de eventos meteorológicos).
Esta foi a segunda etapa das nove previstas pra 2017. O cronograma do evento pode ser encontrado em: http://www.defesacivil.rs.gov.br/defesa-civil-apresenta-agenda-do-projeto-capacitar-2017