Defesa Civil se reúne com órgãos federais e estaduais e discute apoio e ferramentas para gestão de risco e desastres

73BD9C8E DA33 40A6 807E AC7185B245A6

A Casa Militar- Subchefia de Proteção e Defesa Civil participou de reunião na quarta-feira (10/4) na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), onde profissionais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizaram uma exposição e foram tratados assuntos relacionados à gestão de riscos e desastres e como a Anatel pode apoiar a Defesa Civil do RS (DCRS).

Participaram do encontro, representando a Defesa Civil Estadual, o subchefe da Casa Militar- Proteção e Defesa Civil, coronel Santiago Soares Dias de Castro, e o chefe da Divisão de Gestão de Risco e Desastres da DCRS, tenente-coronel Luciano Brum Wislocki, além de representantes da Gerência Regional da Anatel, do Serviço Geológico do Brasil e do Corpo de Bombeiros Militar do RS.

Na pauta, foram discutidas as possibilidades, e apresentada a capacidade de apoio dos órgãos federais à Defesa Civil em casos de desastres, bem como trazida uma atualização e prognóstico sobre o início da operacionalização da ferramenta “cell broadcast”.

O coronel Dias de Castro destacou que será extremamente importante poder contar com essa ferramenta complementar na emissão de alertas. “Celebramos o aumento de 7,5 para 11% da população gaúcha cadastrada em cerca de seis meses, mas essa outra possibilidade do uso do cell broadcast vai aumentar exponencialmente nossa cobertura preventiva”, frisou.

O “cell broadcast” é uma evolução do sistema de alertas, determinado pela Anatel às operadoras de telefonia, em que os usuários receberão a informação de alerta de mensagem de texto sobreposta ao conteúdo que eventualmente estejam acessando no celular. Um dos pontos mais significativos é que o recebimento do alerta não irá depender de cadastro prévio, ou seja, se o cidadão estiver na área incluída no risco de desastre, ele receberá a informação.

A coordenação e os ajustes para a operacionalização do sistema também têm sido realizados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (CENAD), órgão vinculado ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

No Rio Grande do Sul, o secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, vem compondo as tratativas dessa demanda desde 2023, inclusive tendo levado a pauta aos outros gestores de Proteção e Defesa Civil dos estados integrantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que ocorreu em Porto Alegre, e ao Conselho dos Gestores de Proteção e Defesa Civil (Congepdec), realizado no Espírito Santo, ambos eventos ocorridos em março.