Três homens aparecem sala.
Defesa Civil RS recebe a visita técnica do secretário nacional, coronel Alexandre Lucas Alves - Foto: Camila Santos
Por Gabriela Figueiredo

Na manhã desta quinta-feira (30), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Sul recebeu a visita técnica do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, em Porto Alegre.

Com intuito de tratar de forma ágil a liberação de recursos federais para os municípios em situação de emergência pelo evento adverso ciclone que atingiu o Estado nas últimas semanas e também para debater propostas da nova política nacional de Defesa Civil.

“É de grande importância um contato pessoal com o secretario nacional de Defesa Civil podendo alinhar essa construção nova política pública de Defesa Civil para todo país. Em tempo de pandemia com todas essas dificuldades de viagem, está sendo muito difícil trocar impressões, pois todo mundo está respondendo emergências e não temos tempo de trocar perspectivas de olhar para o futuro. E essa visita foi fundamental, pois tivemos uma oportunidade única de conversar sobre questões de políticas públicas de prevenção e resposta a desastres diretamente com o Secretário Nacional, esse foi o grande ganho”, destacou o subchefe de Defesa Civil, coronel Rodrigo Dutra.

O coronel Alexandre Lucas Alves enfatizou o bom trabalho realizado por toda a equipe da Defesa Civil RS e ressaltou a importância do sistema seguido. “Estou muito contente com que eu vi hoje, o grande trabalho feito na gestão de risco e desastre, com o uso da tecnologia e o alinhamento do Marco Sendai, a doutrina de Defesa Civil e abordagem sistêmica”, afirmou o Coronel Lucas.

Após a reunião, o secretário nacional visitou a Central de Doações da Defesa Civil do RS (CAFF), onde frisou a importância do trabalho em conjunto com o Comando Militar do Sul “Estão fazendo um grande trabalho, com a participação do Exército Brasileiro, mostrando que a Defesa Civil não é um órgão e sim um sistema. E que todos estão alinhados com a premissa que a Defesa Civil somos todos nós”, concluiu.

Três homens observam
Secretário visita a Central de Doações. - Foto: Camila Silva