Defesa Civil RS apresenta o sistema Segird para os integrantes da Casa Militar de SP

Segird

Na manhã de quarta-feira (10/2) o subchefe de Defesa Civil, coronel Rodrigo da Silva Dutra, realizou uma apresentação do Sistema Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres do Rio Grande do Sul (Segird) para os membros da Casa Militar do Estado de São Paulo. O encontro teve como objetivo o compartilhamento de informações e experiências.

O Segird é uma iniciativa inovadora desenvolvida para a Defesa Civil do RS. Segundo o subchefe da Defesa Civil, coronel Rodrigo, o software é uma ferramenta moderna que muda substancialmente a forma de gestão da Instituição, tornando mais ágil à resposta e auxílio às comunidades.

O Sistema Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres unifica em uma única plataforma todos os setores da Defesa Civil como o Centro de Operações, Divisão de Assistência às Comunidades Atingidas, Convênios, Comunicação, Relações Comunitárias, Divisão Administrativa e Central de Doações.

O Segird possibilita o compartilhamento de informações entre o Estado e os municípios, reduzindo a burocracia e agilizando os processos de homologação. Por meio de um aplicativo, os servidores da Defesa Civil podem inserir os dados das ocorrências em tempo real diretamente do terreno. Os gestores municipais e a população também podem acompanhar notícias, ocorrências vigentes, plano de contingência dos municípios, entre outras funcionalidades.