Defesa Civil recebe Prêmio de Reconhecimento Funcional por atuação durante as enchentes
Publicação:
Nesta segunda-feira (28/10), Dia do Servidor Público, foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio de Reconhecimento Funcional, distinção criada pelo governo do Estado para homenagear os órgãos e estruturas que mais se destacaram no enfrentamento das enchentes de maio. O ato ocorreu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, e contou com a presença do governador Eduardo Leite. O evento encerra a programação da Semana do Servidor 2024.
"Temos que celebrar hoje e colocar em destaque o papel do serviço público, que é tão importante para a nossa sociedade. Se nós vivemos em um mesmo território, enfrentamos os desafios e temos confiança em um amanhã melhor é porque podemos contar, entre outros, com os nossos servidores públicos, aqueles que se dedicam a uma causa, que é fazer, em grande escala, transformações em nossa sociedade", afirmou o governador.
O Coral do Servidor do Estado do Rio Grande do Sul (Cores) abriu a cerimônia. Em seguida, foram apresentados dois vídeos. O primeiro deles fez uma retomada das iniciativas relacionadas ao funcionalismo desde a primeira gestão de Eduardo Leite. O segundo, por sua vez, relembrou as ações dos servidores durante a enchente de maio. A Placa de Reconhecimento foi entregue pelo governador e pela secretário de Estado do Planejamento, Governança e Gestão, (SPGG) Danielle Calazans a 66 representantes de órgãos e secretarias, 34 da Administração Direta e 32 de fundações e autarquias.
A Subchefia de Proteção e Defesa Civil foi o setor destacado pelos integrantes da Casa Militar por seu trabalho durante os eventos extremos de 2024. Representaram a Casa Militar o coronel Luciano Chaves Boeira, que também é coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, e o subchefe da pasta, coronel Santiago Soares Dias de Castro.
A escolha dos homenageados foi feita pelos próprios servidores, que responderam um questionário on-line apontando a subsecretaria ou departamento de seu órgão com papel mais relevante no enfrentamento aos efeitos do desastre meteorológico.
O coronel Boeira frisou que "iniciativas dessa natureza trazem reconhecimento e gratidão àqueles que tanto se dedicaram, por meio de suas diferentes missões, para a proteção e acolhimento das comunidades atingidas por desastres no RS", disse.
Texto: Karine Paixão/Ascom SPGG
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom (para o site da Defesa Civil, edição tenente Sabrina Ribas/ Ascom Defesa Civil)