Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil monitora vazamento de petróleo no mar do litoral do RS

Publicação:

Defesa Civil sobrevoou área para verificar a situação nesta manhã
Defesa Civil sobrevoou área para verificar e monitorar situação - Foto: Sargento Ambrósio/Divulgação Defesa Civil
Por Bruna Staub

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul monitora e acompanha a situação de vazamento de petróleo no mar do Litoral. Os coordenadores regionais se deslocaram para Imbé nesta quinta-feira (7), onde auxiliam as equipes do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, bombeiros e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que trabalham para conter o avanço da mancha de óleo para a areia da praia.

Vento forte registrado no litoral na noite de ontem teria rompido o cabo de ancoragem de um dos navios
Vento forte registrado no litoral na noite de ontem teria rompido o cabo de ancoragem de um dos navios - Foto: Sargento Ambrósio/Divulgação Defesa Civil

O vazamento de petróleo no mar teria ocorrido na noite desta quarta-feira (6) durante o transporte de combustível de um navio na região de Imbé e Tramandaí. Após sobrevoar a área, os técnicos da Defesa Civil estiveram reunidos com engenheiros e representantes da Petrobras. Segundo eles, um vento forte registrado no litoral na noite de ontem teria rompido o cabo de ancoragem de um dos navios que estava descarregando petróleo, tencionando os mangotes de descarga, ocasionando o vazamento.

Na Estação do Inmet de Tramandaí foram registrados ventos de até 75 km/h na noite de ontem. Conforme a Fepam, 2,5 mil litros de petróleo acabaram vazando devido ao rompimento dos cabos. A Fundação garante que a mancha deve se dispersar em alto mar, sem que ocorra impacto ambiental. Até o momento não foram identificados vestígios de óleo na beira da praia.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul