Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil Estadual realiza capacitação e coordena simulado de Gestão de Desastre em Gramado

Publicação:

Defesa Civil estadual realiza capacitação e coordena simulado de desastre em Gramado
Defesa Civil estadual realiza capacitação e coordena simulado de desastre em Gramado

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul promoveu a terceira edição do Projeto Capacitar 2023, na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha. Foram dois dias (30 e 31/5) de atividades voltadas à capacitação de agentes municipais e estaduais de Defesa Civil, com palestras e um exercício simulado.

No primeiro dia, as atividades foram voltadas ao nivelamento do efetivo da Defesa Civil estadual, com pautas voltadas à temática e atualizações pertinentes.

Na quarta-feira pela manhã, cerca de 140 profissionais das áreas de Defesa Civil estadual, coordenadores e agentes de Defesa Civil municipal, militares da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar, voluntários, agentes municipais de Trânsito, da área da saúde e da Administração da Prefeitura de Gramado, além de uma equipe de agentes da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, participaram das atividades do Capacitar, que incluíram palestras e um simulado de Gestão de Desastres.

O exercício procurou demonstrar os possíveis danos humanos, materiais e ambientais em decorrência de eventos adversos, simulando um deslizamento por conta de chuvas intensas no bairro Piratini.

O simulado teve como objetivo preparar os agentes municipais da região e de outros municípios gaúchos para as ações de prevenção, mitigação e resposta a esses eventos, testando as etapas do Plano de Contingência Municipal e avaliando a capacidade de resposta frente a uma situação real.

De acordo com o chefe da Casa Militar e Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, essas capacitações são de extrema relevância para todos os atores envolvidos com a temática de Gestão de Riscos. “Qualificar é garantir que cada um saiba exatamente seu papel e possa oferecer a melhor resposta à população, com maior agilidade e minimizando danos”, destacou o oficial.

O subchefe da Casa Militar e subcoordenador de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira ressaltou a importância de serem oferecidas formações continuadas dos temas relativos aos eventos adversos comuns no Rio Grande do Sul. “Essas oportunidades agregam sempre novos contextos e informações concernentes à prevenção, preparação, mitigação e respostas a riscos e desastres, permitindo aos gestores da área uma melhor capacidade de planejamento”, frisou.

O exercício teve uma avaliação positiva, de acordo com um dos organizadores, o tenente-coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva, coordenador regional de Proteção e Defesa Civil 9 (Crepdec9). “Todos os participantes puderam vivenciar as etapas de um Sistema de Comando de Incidentes e, a partir das experiências, poderão avaliar com mais subsídio se os seus Planos Municipais de Contingência atenderão às necessidades, em um caso real de desastre”, finalizou.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul