Defesa Civil Estadual realiza capacitação e coordena simulado de Gestão de Desastre em Gramado

Defesa Civil estadual realiza capacitação e coordena simulado de desastre em Gramado

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul promoveu a terceira edição do Projeto Capacitar 2023, na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha. Foram dois dias (30 e 31/5) de atividades voltadas à capacitação de agentes municipais e estaduais de Defesa Civil, com palestras e um exercício simulado.

No primeiro dia, as atividades foram voltadas ao nivelamento do efetivo da Defesa Civil estadual, com pautas voltadas à temática e atualizações pertinentes.

Na quarta-feira pela manhã, cerca de 140 profissionais das áreas de Defesa Civil estadual, coordenadores e agentes de Defesa Civil municipal, militares da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar, voluntários, agentes municipais de Trânsito, da área da saúde e da Administração da Prefeitura de Gramado, além de uma equipe de agentes da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, participaram das atividades do Capacitar, que incluíram palestras e um simulado de Gestão de Desastres.

O exercício procurou demonstrar os possíveis danos humanos, materiais e ambientais em decorrência de eventos adversos, simulando um deslizamento por conta de chuvas intensas no bairro Piratini.

O simulado teve como objetivo preparar os agentes municipais da região e de outros municípios gaúchos para as ações de prevenção, mitigação e resposta a esses eventos, testando as etapas do Plano de Contingência Municipal e avaliando a capacidade de resposta frente a uma situação real.

De acordo com o chefe da Casa Militar e Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, essas capacitações são de extrema relevância para todos os atores envolvidos com a temática de Gestão de Riscos. “Qualificar é garantir que cada um saiba exatamente seu papel e possa oferecer a melhor resposta à população, com maior agilidade e minimizando danos”, destacou o oficial.

O subchefe da Casa Militar e subcoordenador de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira ressaltou a importância de serem oferecidas formações continuadas dos temas relativos aos eventos adversos comuns no Rio Grande do Sul. “Essas oportunidades agregam sempre novos contextos e informações concernentes à prevenção, preparação, mitigação e respostas a riscos e desastres, permitindo aos gestores da área uma melhor capacidade de planejamento”, frisou.

O exercício teve uma avaliação positiva, de acordo com um dos organizadores, o tenente-coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva, coordenador regional de Proteção e Defesa Civil 9 (Crepdec9). “Todos os participantes puderam vivenciar as etapas de um Sistema de Comando de Incidentes e, a partir das experiências, poderão avaliar com mais subsídio se os seus Planos Municipais de Contingência atenderão às necessidades, em um caso real de desastre”, finalizou.