Defesa Civil do Estado completa 49 anos

Logo Defesa Civil
Logo Defesa Civil - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Ana Paola Dala Barba/Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul completa 49 anos, nesta terça-feira (9). Foi criada através do decreto Estadual nº 20.357, de 9 de julho de 1970, e teve sua atual estrutura definida no ano de 2003, através do Decreto Estadual nº 42.355.

É um órgão integrante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, e atua nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução de cenários, nos desastres naturais ou provocados pelo homem.

A Defesa Civil conta com o apoio de órgãos parceiros como universidades, institutos de pesquisa e meteorologia, secretarias de estado, entre outras, que melhor qualificam a antecipação e a resposta aos desastres. Vale-se, também, da tecnologia da informação para identificar vulnerabilidades, propor medidas de proteção e contingenciamento, sempre visando à qualidade de vida da população gaúcha.

Em 2019, o governo do Estado investiu mais de R$ 1,6 milhão no desenvolvimento de um software que alerta sobre o risco e desastres climáticos. O Sistema de Gestão de Riscos de Desastres (GRD) vai integrar todos os setores da Defesa Civil Estadual, como o centro de operações, divisão de assistência às comunidades atingidas, convênios, relações comunitárias, ações administrativas e de comunicação. A plataforma, prevista para entrar em funcionamento no segundo semestre de 2019, também disponibilizará dados quantitativos sobre a Central de Doações.

O software muda substancialmente a forma de gestão da instituição, tornando mais ágil à resposta e auxílio às comunidades. O sistema vai possibilitar o compartilhamento de informações entre o Estado e municípios, reduzindo a burocracia e agilizando os processos de homologação.