Defesa Civil Estadual realiza treinamento de drones para capacitação de servidores

Três homens em pé
Defesa Civil capacita servidores para utilização de drones - Foto: Divulgação/ Camila Santos - Defesa Civil
Por Ana Paola Dala Barba/Camila Santos

Na quinta-feira (21), em Capão da Canoa, a Defesa Civil Estadual realizou a qualificação dos servidores para utilização de veículo aéreo não tripulado (drone). O treinamento reuniu Coordenadores Regionais de Defesa Civil e os integrantes da administração. O curso foi realizado em duas etapas compostas por aulas teóricas sobre conceito e legislação, além da pratica com voo e pouso de drones.

O coordenador Estadual da Defesa Civil do RS, coronel Julio Cesar Rocha Lopes, deu inicio ao treinamento ressaltando a importância da capacitação para operar drones. “O treinamento de drones é de extrema importância para a Defesa Civil, que busca sempre estar aperfeiçoando o trabalho para ajudar as comunidades atingidas, junto desse material teremos um grande avanço nas ações de prevenção e resposta".

A capacitação foi ministrada pelo major Vanderlan Frank e o major Ricardo Mattei, qualificando os profissionais de Defesa Civil como operador de drones, dando-lhes condições de pilotar o vetor aéreo, operar a estação remota de pilotagem, os sensores acoplados e os softwares associados ao equipamento.

No final da instrução, cada servidor obteve conhecimento sobre normas aeronáuticas que regulamentam a operação dos veículos aéreos não tripulados no Brasil, principalmente as ligadas à habilitação dos operadores, certificação dos equipamentos e autorização do uso do espaço aéreo pelos órgãos públicos.

Após o encerramento do curso, foi entregue onze drones, modelo Phanron 4 Pro, certificados pela Agência Nacional de Aviação Civil. Os novos equipamentos serão utilizados em ações de prevenção, mitigação, resposta e reconstrução de desastres causados por eventos adversos. A Defesa Civil vale-se da tecnologia para identificar vulnerabilidades, propor medidas de proteção e contingenciamento, sempre visando à qualidade de vida da população gaúcha.