Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comitiva do governo do Estado articula em Brasília ações de enfrentamento à estiagem

Publicação:

Comitiva do governo do Estado articula em Brasília ações de enfrentamento à estiagem
Comitiva do governo do Estado articula em Brasília ações de enfrentamento à estiagem - Foto: Lucas Leffa/Divulgação
Por Tenente Sabrina Ribas/Ascom Casa Militar

Uma comitiva do Executivo gaúcho iniciou nesta segunda-feira (6/2) uma série de agendas junto a órgãos federais para a articulação de ações de enfrentamento à estiagem no Rio Grande do Sul. O grupo é formado pelos secretários de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, e de Assistência Social, Beto Fantinel, pelo chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, e pelo subchefe da Defesa Civil estadual, coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira.

O primeiro encontro ocorreu com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, que recebeu dados sobre a estiagem no Estado. Atualmente, 254 municípios declararam situação de emergência. Desses, 237 já têm Decreto de Situação de Emergência e 125 receberam a homologação por parte dos governos estadual e federal. Pimenta se comprometeu a levar o assunto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (7/2) e disse que o governo federal está comprometido a ajudar o Estado na questão da estiagem.

Entre as pautas da reunião, estava a solicitação de alteração da Portaria Interministerial 1, de 25 de julho de 2012, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, para que o Rio Grande do Sul seja incluído em políticas públicas que ofertam ações complementares de apoio às atividades de distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem e seca, hoje restritas ao semiárido nordestino e ao norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

A comitiva também busca investimentos na área de prevenção à estiagem e ações de resposta que garantam o acesso à água potável e segurança alimentar e nutricional para famílias em vulnerabilidade social, especialmente os povos e comunidades tradicionais.

A comitiva terá outros compromissos nos próximos dias. Na terça-feira (7/2), pela manhã, o coronel Boeira e o coronel Marcus encontrarão o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolney Barreiros. À tarde, ambos e os secretários Santini e Fantinel terão uma reunião com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, e com a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal.

Na quarta-feira, pela manhã, a comitiva participará de uma audiência com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e à tarde, com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul