Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comissão P2R2 realiza visita técnica a Transpetro no Litoral Norte

Publicação:

A comissão P2R2 visitou as estruturas do terminal marítimo, em Imbé.
A comissão P2R2 visitou as estruturas do terminal marítimo, em Imbé. - Foto: Maicon Heinrichsen/Secom
Por Ana Paola Dala Barba / Defesa Civil

Integrantes da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais Envolvendo Produtos Químicos Perigosos (P2R2) realizaram uma visita técnica aos terminais da Transpetro em Osório e Tramandaí, no Litoral Norte, na terça-feira (3/12). 

O programa P2R2 consiste na adoção de estratégias de articulação dos órgãos de fiscalização, desenvolvimento de programas de capacitação, específicos para atuação em eventos de emergências química, biológica, radiológica e nuclear.

No Terminal Almirante Soares Dutra (Tedut), em Osório, a equipe técnica da empresa realizou uma apresentação sobre a estrutura de atendimento e o plano de resposta a emergências, além de ações de prevenção desenvolvidas e o sistema de monitoramento de ventos e fenômenos naturais. À tarde, a comissão P2R2 visitou as estruturas do Centro de Defesa Ambiental da Petrobras junto ao terminal marítimo, em Imbé. 

O terminal oceânico não abrigado de Osório é constituído por dois sistemas de monoboias instalados em mar aberto, próximos à costa de Tramandaí. Essas monoboias são projetadas para a amarração de navios nas operações de carga e descarga de petróleo e derivados (nafta, diesel, condensado petroquímico e gasolina). O terminal atende a refinaria Alberto Pasqualini e a petroquímica Braskem através do gasoduto Osório–Canoas. 

A visita contou com a presença de técnicos da Defesa Civil Estadual, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Comando Ambiental da Brigada Militar e Delegacia Regional do Trabalho.

 

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul