Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Campanha do Agasalho 2023 mobiliza gaúchos para o desapego solidário

Publicação:

Campanha do Agasalho 2023
O lançamento da Campanha do Agasalho ocorreu no Palácio Piratini - Foto: Gustavo Mansur/Secom
Por Texto: Thamiris Mondin/Secom Edição: Vitor Necchi/Secom

A solidariedade marcou a tarde desta segunda-feira (22/5), no lançamento oficial da Campanha do Agasalho de 2023. Um evento realizado no Palácio Piratini, em Porto Alegre, deu a largada para o tradicional período de doações de agasalhos, cobertores e calçados para as pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o Estado.

O evento contou com a participação do governador Eduardo Leite, da secretária de Comunicação, Tânia Moreira, do secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, e do chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, titulares das pastas que organizam a iniciativa. 

O governador inaugurou a campanha, fazendo a doação do primeiro agasalho. Leite falou sobre o sentimento de coletividade e a importância de doar peças em bom estado para garantir um inverno com dignidade para quem precisa. “Campanha do Agasalho é um exercício de empatia, de se colocar no lugar do outro e de, neste ato, doar do jeito que gostaria de receber. Essa campanha mobiliza o sentimento de toda uma sociedade para que todos façam um pouco a sua parte”, comentou. “Quando doamos uma peça de roupa para quem mais precisa, é como se fôssemos junto com a roupa para abraçar aquela pessoa. Isso, com certeza, aquece também o coração de quem doa. Já estamos tendo dias frios, mas nem perto do que ainda virá, então a hora de doar é agora.”

O evento de lançamento foi animado pela condução do comediante Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana, e pela apresentação do grupo Voice In. Neste ano, a campanha faz um apelo ao desapego e à empatia, para que a população entenda a importância de doar aquilo que já não usa, mas que pode fazer a diferença no inverno de muitas pessoas. O comercial institucional, que será veiculado para mobilizar a população, apresentou o tema “Deixe suas roupas aquecerem quem mais precisa”.

A secretária Tânia Moreira explicou que o tema da campanha foi baseado em um diagnóstico realizado pela agência Escala, responsável pela criação das peças publicitárias. O levantamento apontou que, entre outros fatores, o apego que muitas pessoas têm com suas roupas, mesmo as peças que já não usam mais, pode ser um obstáculo na hora da doação. A campanha, conforme Tânia, busca conscientizar sobre o impacto positivo do desapego como um ato de solidariedade.

“Esse diagnóstico foi muito importante para desenharmos o vídeo e as peças da campanha. A Secretaria de Comunicação organiza a Campanha do Agasalho desde 2019, e usamos as ferramentas de comunicação para motivar as pessoas a fazerem as doações, que são essenciais para quem mais precisa. É muito gratificante ver como esse trabalho tem resultados”, observou.

O refrão “Não vou mais lhe segurar, vou deixar que você se vá”, de uma canção da Nenhum de Nós, dá o tom do comercial e das demais peças que divulgam a campanha. A banda cedeu os direitos autorais para que o verso fosse utilizado na iniciativa e ajudasse a difundir o espírito de empatia e solidariedade.

O secretário Beto Fantinel destacou a generosidade dos gaúchos e a união que envolve o Estado neste período. “É importante que estejamos todos engajados. Essa campanha move o Rio Grande e a nossa comunidade na direção da empatia. Doar é fazer parte da construção de uma sociedade mais justa e humana”, destacou. 

Todos os anos, os organizadores reforçam que o ato da doação é uma manifestação de solidariedade, e não uma oportunidade para descarte. Há pessoas que entregam peças sujas ou sem condições de uso e sapatos com o par incompleto, entre outras atitudes desleixadas.

Para evitar esse tipo de situação, que atrasa e prejudica o processo de triagem e de distribuição das peças, o coronel Luciano Boeira fez um apelo.  “Não é um momento de descarte, mas de voluntariado e compaixão. A campanha é para estender a mão para as pessoas que mais precisam, por isso pedimos cuidado com o material que será doado. Ele deve ser entregue limpo e em condições de uso. Não há estrutura para que façamos a higienização e eventuais reparos, então é importante que as pessoas tenham esse cuidado”, alertou.

O comediante Jair Kobe e o coronel Luciano Boeira durante o evento que lançou a Campanha do Agasalho
O comediante Jair Kobe e o coronel Luciano Boeira durante o evento que lançou a Campanha do Agasalho - Foto: Gustavo Mansur/Secom

A Defesa Civil é responsável pela logística de triagem e distribuição das doações para as entidades conveniadas. A Central de Doações, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, recebe doações o ano todo e é onde ocorre o processo de separação das roupas que chegam dos postos de coleta.

Segundo Boeira, a expectativa é superar o resultado do ano passado, quando foram arrecadadas quase 750 mil peças de roupas. Também são aceitas doações de cobertores e alimentos não perecíveis

Tricô solidário

Mais de cem roupas infantis também foram doadas durante o lançamento. Um grupo de voluntárias da Casa do Artesão, vinculada à Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), tricotou as peças. Duas artesãs participaram do evento e, ao longo de quase uma hora, produziram novas peças que se somaram aos casacos, toucas e sapatinhos já tricotados para aquecer bebês e crianças de famílias carentes. 

Campanha do Agasalho 2023
Voluntárias tricotaram peças para bebês e crianças durante o evento - Foto: Foto: Gustavo Mansur/Secom

Onde doar

  • Central de Doações da Defesa Civil do RS

Permanece aberta durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

Avenida Borges de Medeiros, 1.501 - bairro Praia de Belas, Porto Alegre.

  • Palácio Piratini 
  • Quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar
  • Prefeituras 
  • Secretaria de Assistência Social do Estado
  • Procuradoria-geral do Estado
  • Supermercados da Rede Zaffari/ Bourbon
  • Unidades do SESC
  • Secretaria da Segurança Pública
  • Secretaria de Estado de Esporte e Lazer
  • Banco do Brasil (ponto de coleta em 36 agências em Porto Alegre, Viamão, Alvorada e Guaíba)
  • Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem
  • Cruz Azul
  • Verte Saúde

A população pode doar roupas e cobertores em boas condições de uso, além de calçados. O material deve ser entregue nos pontos de coleta higienizado, e os calçados acondicionados em pares.

Também apoiam a Campanha a rede de Farmácias São João e o Sindifisco, com a doação de itens de higiene pessoal e cobertores, respectivamente, e a Rede Zaffari e a Fecomércio como pontos de coleta.

Apoio
Apoio

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul