Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

ÁREAS COM RISCO METEOROLÓGICO

Publicação:

AREAS METEOROLÓGICAS
AREAS METEOROLÓGICAS

Devido aos elevados acumulados observados sobre diversas regiões do RS, o Estado segue em status de ATENÇÃO.

O monitoramento da Sala de Situação do Estado indica que na segunda-feira (15) a chuva forte e pontualmente intensa atua sobre o Oeste, Campanha, Sul, Centro, Missões e Noroeste. Há risco de queda de granizo na Campanha e Sul. Os acumulados variam entre 30 e 50 mm/dia, podendo passar isoladamente dos 90 mm/dia no Oeste, Campanha e Sul. No Sul e faixa Leste, os ventos sopram com velocidades em torno dos 40 aos 60 km/h, podendo passar dos 70 km/h e deixar o mar agitado.

Na terça-feira (16), o avanço de uma frente fria sobre o RS favorece a chuva forte e pontualmente intensa acompanhadas de descargas elétricas e eventual granizo sobre a Campanha, Sul, Missões, Centro, Noroeste, Norte e Costa Doce. Os volumes variam entre 50 e 70 mm/dia na maioria das regiões, podendo passar isoladamente dos 120 mm/dia nas Missões, Centro, Noroeste, Sul, e parte da Campanha e Norte. Há risco de rajadas de vento em grande parte do Estado, variando entre 60 e 80 km/h, podendo isoladamente ultrapassar os 100 km/h durante o deslocamento das instabilidades.

A tendência é que na quarta-feira (17), a atuação de uma massa de ar seco e frio favoreça o tempo estável com sol entre poucas nuvens. As temperaturas ficam mais baixas em comparação aos dias anteriores, com mínimas variando entre 8 e 14°C, enquanto as máximas ficam em torno dos 18 aos 24°C em praticamente todas as regiões do Estado.
Ao final deste aviso, os acumulados poderão variar entre 50 e 80 mm sobre grande parte do RS, podendo passar pontualmente dos 150 mm em áreas da Campanha, Sul, Centro, Missões, Noroeste e Norte. Além disso, entre esta segunda e terça-feira, há risco de eventual queda de granizo e rajadas fortes de vento sobre grande parte do Estado.

A Defesa Civil gaúcha orienta que tais condições oferecem riscos decorrentes dos ventos fortes e chuvas pontualmente intensas, ocasionando rápidas elevações dos níveis em arroios, córregos, pequenos riachos e regiões ribeirinhas, assim como lenta elevação dos rios principais, alagamentos pontuais nos perímetros urbanos e, ainda, deslizamentos e quedas de barreira.

Avisos e Alertas

Defesa Civil do Rio Grande do Sul