Reunião de órgãos técnicos avalia os efeitos da estiagem na Bacia do Rio Gravataí

WhatsApp Image 2021 01 12 at 17 04 04
Rio Gravataí - Foto: SEMA
Por Ana Paola Dala Barba/Defesa Civil

Na terça-feira (12/1), a Defesa Civil Estadual participou da segunda reunião com os órgãos técnicos para avaliar os efeitos da estiagem na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, na região metropolitana. Devido à estiagem, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental do RS (Sema) suspendeu captação na Bacia do Rio Gravataí que não seja para abastecimento à população.

Segundo o hidrólogo da Sala de Situação da Sema, Lucas Giacomelli, a chuva que ocorreu na segunda-feira (11/1) mesmo que de forma bem distribuída entre as regiões Sul e Fronteira Oeste do RS, não resultou em uma boa resposta hídrica. “Na bacia do rio Gravataí as chuvas foram pouco significativas e a situação ainda é considerada crítica”, ressaltou Lucas.

Conforme a meteorologista, Gabriele Goulart, existe uma expectativa de chuvas para o próximo fim de semana, com os maiores acumulados previstos para a metade norte do RS. “As chuvas regulares só devem retornar ao Estado a partir do segundo trimestre, com o enfraquecimento do fenômeno La Niña”, explicou Gabriele.

A Fepam informou que está realizando uma série de ações de fiscalização para coibir a captação irregular de água. A Fepam dispõe de três canais para denúncias. Quem identificar um local de captação irregular ou uso irracional da água pode entrar em contato com o órgão por meio do telefone 0800-0312146, o e-mail denuncia@fepam.rs.gov.br ou pelo site http://www.fepam.rs.gov.br/servicos.

A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Sala de Situação, Brigada Militar, Corsan, Fepam, CEVS-RS e Vigiágua. Os órgãos reforçam a importância do uso racional da água, incluindo os cuidados básicos que vão desde evitar o desperdício de água como deixar torneiras abertas, evitar a lavagem de veículos e calçadas.

No Rio Grande do Sul, 114 municípios já decretaram situação de emergência em função da estiagem, conforme dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).