Governo busca alternativas de ajuda e reconstrução para os municípios atingidos pelas chuvas
Publicação:

Um grupo de trabalho coordenado pelo chefe de gabinete do Governador, Ricardo Zamora, e formado por diversas secretarias de Estado realizou na tarde desta segunda-feira (2) a segunda reunião para debater as alternativas de ajuda e reconstrução dos municípios que sofreram com as enchentes no Estado.
O trabalho é realizado pela subchefia de Defesa Civil da Casa Militar, secretarias do Trabalho, Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa. Cada organismo, dentro da sua área, busca alternativas para minimizar as perdas das mais de 11.051 pessoas atingidas pelas cheias dos rios no Estado.
Também nesta segunda, o governador Tarso Genro e o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Oscar Luis Moiano, receberam os prefeitos de Esteio e Novo Hamburgo, dois dos municípios mais prejudicados pela cheia. Ao todo, 721 pessoas continuam desabrigadas e 10.329 desalojadas no Estado.
Conforme Moiano, a situação tende a normalizar e a Defesa Civil continua auxiliando as pessoas no retorno às residências, remontagem das casas, limpeza das cidades na área atingida e remoção de entulhos. "Estamos na fase da recuperação, embora muita gente ainda esteja sendo atendida em abrigos", afirmou.
Texto: Daiane Roldão da Silva
Foto: Claudio Fachel / Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305