Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Gaúchos se mobilizam para ajudar o próximo

Publicação:

Casal Carlos e Simone ao lado do porta malas aberto de seu carro cinza com doações destinadas às vitimas do ciclone no RS
Carlos e Simone realizam doações para as vítimas do ciclone - Foto: Giovana Ramisch/Ascom Defesa Civil
Por Ascom Defesa Civil

Desde a sexta-feira (16/6), quando as chuvas atingiram muitas cidades, a Casa Militar - Subchefia de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, por meio de sua Central de Doações, tem recebido o apoio de inúmeras pessoas e empresas.

Iniciou-se uma corrente do bem para ajudar os gaúchos que sofreram prejuízos. As doações foram entregues ao longo da última semana pelos contribuintes e serão destinadas às pessoas afetadas pela passagem do ciclone. O registro de pessoas desabrigadas, desalojadas, dos óbitos, e os danos materiais ainda estão sendo contabilizados.

Veja a seguir a lista de grandes parceiros que, mais do que objetos, doaram um pouco de alento a cada indivíduo em situação de vulnerabilidade por conta desse evento climático:

A Secretaria Estadual de Assistência Social, a Companhia Nacional de Abastecimento, a Arbaza Alimentos, a Atacadão Distribuidora, o Instituto Lojas Renner e a Equatorial Energia doaram cestas básicas, itens de higiene e gêneros alimentícios;
A empresa Coca-Cola, o Sindicato D’Água e a Meri Fruki Canoas doaram milhares de litros de água;
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos doou agasalhos e calçados;
A Natura doou duas kombis de caixas com sabonetes em barra; A igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias contribuiu com colchões e itens de higiene e limpeza.
 
A Magazine Luiza doou centenas de colchões, enquanto a Fundação Mokiti contribuiu com itens de cama e banho; A empresa Kunzler Máquinas, representante da Hyundai, apoiou a Defesa Civil com o conserto de um equipamento de maquinário pesado para transporte de produtos;

E não somente as empresas decidiram ajudar, mas também houve uma comoção da população em torno das vítimas. Carlos e Simone Krapf decidiram antecipar as doações que costumam fazer no Natal junto com um grupo de 25 amigos. Eles doaram itens de limpeza, de higiene pessoal e alimentos. “Toda vez que acontece um evento como esse a gente fica muito triste”, diz Simone que já passou por uma situação parecida, de perda de seus bens.

Além deles, Cristina Benites Tronco também fez suas doações. Com um ponto de coleta no seu prédio, foram arrecadados alimentos, roupas, colchas, roupas de cama, através da contribuição dos moradores do Condomínio Edifício São Francisco, do bairro MontSerrat, em Porto Alegre. Ercila Marreiro fez o mesmo no Condomínio Village Tirol, no bairro Menino Deus da capital gaúcha.

Roseane Beatriz Danilevicz e Otavia Mallmann também fizeram suas entregas na Central na última sexta-feira (23/6). Já Danilo Bernardes e Luiz Carlos Soares foram doar os 16 ranchos adquiridos com as doações da comunidade do Lar Espírita Francisco de Assis. E, na mesma tarde, Luis Carlos Roveda foi até a Central de Doações para levar colchões, enquanto Marco Paz, da Fundação Pão dos Pobres, entregou as doações arrecadadas pela instituição.

De acordo com o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, "a doação desses itens denota o grande senso de responsabilidade que temos testemunhado, tanto naquelas pessoas que doam parte do pouco que têm, como das grandes empresas que podem contribuir com um aporte maior... todos fazendo a sua parte permitirá uma capacidade de superação desse evento de forma mais rápida no que tange ao apoio de itens essenciais às famílias que tiveram perdas materiais consideráveis", frisou.

Também é importante destacar a mobilização da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, do Exército Brasileiro e dos voluntários que têm atuado no transporte e triagem de todas as doações recebidas até o momento.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul