Estado possui novos Coordenadores Regionais de Defesa Civil

Palestra no auditório com 20 integrantes da Defesa Civil.
Defesa Civil do Estado promoveu um treinamento de nivelamento para os novos integrantes. - Foto: Gabriel Picinatto
Por Ana Paola Dala Barba

Segunda-feira (22), na sede da Associação dos Oficiais da Brigada Militar, em Porto Alegre, a Defesa Civil do Estado promoveu um treinamento de nivelamento para os novos coordenadores regionais. O encontro reuniu cerca de 20 integrantes da pasta.

Durante dois turnos, os novos servidores receberam informações sobre a estrutura que compõe a Defesa Civil estadual, noções de gestão de riscos de desastres, plano de contingência, procedimentos e critérios para decretação de situação de emergência, orientações sobre o preenchimento correto de documentos e os requisitos necessários para aquisição de itens de ajuda humanitária.

Os novos Coordenadores Regionais de Defesa Civil vão atuar nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução de cenários, nos desastres naturais ou provocados pelo homem. Em conjunto com as coordenadorias municipais de Defesa Civil vão identificar vulnerabilidades, propor medidas de proteção e contingenciamento, sempre visando à qualidade de vida da população gaúcha.

A partir de terça-feira (23), os servidores vão atuar nas Coordenadorias Regionais de Proteção de Defesa Civil (CREPDEC), divididas em nove regiões do Estado:

CREPDEC 1 – Metropolitana
Coordenador: Major Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior

CREPDEC 2 – Passo Fundo
Coordenador: Major Ricardo Mattei Santos

CREPDEC 3 – Santa Maria
Coordenador: Tenente-coronel Jacob Aristeu Pinton

CREPDEC 4 – Pelotas
Coordenador Tenente-coronel Leonardo Nunes

CREPDEC 5 - Santo Ângelo
Coordenador: Major Paulo Kunkel

CREPDEC 6 – Uruguaiana