Enxurrada: Nova Santa Rita recebe vistoria da Defesa Civil
Publicação:

Durante a manhã, e parte da tarde, da terça-feira (21) a Coordenadoria Regional Metropolitana esteve em Nova Santa Rita para assistência e vistoria. A cidade sofreu com enxurradas na noite do domingo (19). O evento adverso deixou alguns prejuízos, e a Defesa Civil foi ao município para prestar assistência aos atingidos.
De imediato o coordenador estadual, Major Goi, prestou instruções para a confecção do pedido de Situação de Emergência – laudos, prazos, documentos, entre outros requisitos. Após a reunião técnica, o coordenador realizou uma vistoria nas áreas afetadas.
Verificou-se que cerca de 400 residências e 1600 pessoas sofreram com a enxurrada. Não houve registro de desabrigados, apenas algumas famílias em vulnerabilidade social foram desalojadas. O município tomou previdência para assistir os afetados.

Na área urbana, algumas vias asfaltadas foram danificadas pela pressão da água. O sistema de escoamento acabou não suportando o volume da chuva, que foi 112 mm em 40 minutos. Tubulações, galerias e bueiros também foram danificados. Na vistoria, também foi constatado o risco de deslizamento de terra em um local habitado indevidamente. Os moradores do local foram notificados do perigo. Os bairros afetados foram: Berto Círio, Loteamento Popular, Califórnia, Lagoa da Califórnia, Céu Azul e Vila Esperança.

Os trabalhos realizados pela Defesa Civil contaram com a participação da prefeita Margarete Ferretti; o vice-prefeito César Bairros; o secretário da Indústria e Comércio, Rodrigo Batistela; o presidente da Câmara de Vereadores, Jair de Oliveira; e o coordenador municipal, Cláudio Oliveira.