Defesa Civil RS promove reunião com múltiplas agências integrantes da Comissão P2R2

Defesa Civil promove reunião com múltiplas agências integrantes da Comissão P2R2 - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Ana Paola Dala Barba/Defesa Civil

Na quinta-feira (30/9), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado coordenou uma reunião híbrida com a presença física e online da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais Envolvendo Produtos Químicos Perigosos (P2R2).

A reunião foi realizada no Caff Working  do Centro Administrativo Fernando Ferrari, com representantes de instituições estaduais e federais.  A iniciativa faz parte da Ação Programática de Gestão em Defesa Civil, constante do Plano Plurianual 2020-2023 e faz parte do monitoramento estratégico do Governo do Estado.

O subchefe de Defesa Civil do RS, coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira, prestigiou a reunião e destacou que “o grupo tem como importância a missão de acompanhar e fiscalizar as ações relacionadas ao transporte de produtos perigosos no RS”.

A reunião técnica foi coordenada pelo tenente-coronel, Everton de Souza Dias. Na ocasião, a Comissão deliberou sobre a aquisição da Sede da CE-P2R2, revisões normativas, reaparelhamento dos órgãos estaduais, mapeamento de riscos e cronograma de operações integradas.

Na ocasião, a representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Susi da Silva, também realizou uma apresentação sobre a fiscalização do transporte rodoviário de produtos perigosos.

A Comissão Estadual P2R2 é formada por representantes da Defesa Civil Estadual, Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Centro Estadual de Vigilância a Saúde, Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar, Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Conselho Regional de Química, Agência Brasileira de Inteligência, Agência Nacional de Transportes Terrestres e Polícia Federal.