Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil gaúcha participa de evento do Codesul e firma cooperação com estados do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná

Publicação:

Codesul MS (1)
Codesul MS (1)

A Defesa Civil gaúcha participou na quinta-feira (1º/8) do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), cujas atividades ocorreram em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, e que reuniram, ainda, participações dos estados do Paraná e Santa Catarina.

Além do governador Eduardo Leite, o RS foi representado pelo secretário de Estado e coordenador de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, e pelas secretárias de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, e do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

Durante os trabalhos, foi assinado um Termo de Convênio envolvendo os estados do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, prevendo uma série de medidas para a temática de Proteção e Defesa Civil.

A partir de uma reunião que ocorreu em outubro de 2023, foi estabelecido um Grupo de Trabalho para análise dos assuntos relacionados à Proteção e Defesa Civil pelos estados membros. As deliberações culminaram com a elaboração do documento assinado ontem, que prevê cooperação mútua nas áreas técnica, operacional, e de recursos humanos, materiais e financeiros para estruturar e potencializar ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta, recuperação e reconstrução entre os Estados que integram o Conselho.

Também foi proposto o intercâmbio de dados e de informações hidrometeorológicas, estatísticas, geológicas, históricas e tecnológicas entre as Salas de Monitoramento das Defesas Civis Estaduais, bem como a realização de exercícios simulados de mobilização e preparação para desastres no âmbito dos estados, com a participação de todos envolvidos.

Outras medidas no âmbito da tecnologia da informação, pesquisa, aprimoramento de infraestrutura, educação ambiental e preparação para o enfrentamento a eventos extremos e mudanças climáticas foram acordados entre os representantes dos quatro estados.

Segundo o coordenador da Defesa Civil gaúcha, coronel Boeira, um dos aspectos mais importantes dessa medida é a qualificação do Sistema de Proteção e Defesa Civil como um todo, conquistado com a integração entre os estados integrantes do Codesul. “Os desastres não identificam fronteiras, podendo ocorrer concomitantemente em mais de um Estado e afetando de maneira significativa suas populações. Esperamos com essa ferramenta de cooperação alcançar mais mecanismos de enfrentamento a esses eventos, especialmente os eventos extremos, preservando vidas e protegendo a população de danos mais significativos”, frisou o coronel.

Texto: tenente Sabrina Ribas/ DCRS

Fotos: Mauricio Tonetto/ Secom   

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul