Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil gaúcha e Correios assinam Termo de Contrato para prestação de serviços de logística de doações

Publicação:

C184E65D 30E5 491B 8018 90CA4EAF94C1
C184E65D 30E5 491B 8018 90CA4EAF94C1

Foi assinado na tarde de terça-feira (25/6) o termo do contrato entre o Governo do Estado, por meio da Casa Militar- Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para prestação de serviço de logística e transporte das doações recebidas pelo órgão estadual.

A Central de Licitações, vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), participou do processo da contratação, intermediando a formulação da demanda, na negociação da proposta e auxílio no ajuste das cláusulas contratuais.

A contratação de empresa terceirizada, que é uma solicitação da Defesa Civil, visa a operação logística “in house”, ou seja, dos itens que estão armazenados nos galpões localizados junto Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, no bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre.

06EF9D21 62D9 4360 B31B FFA8F6CB6B25
06EF9D21 62D9 4360 B31B FFA8F6CB6B25

O contrato contempla o recebimento, triagem, armazenamento e transporte das doações, e tem prazo de 12 meses, podendo ser rescindido de forma antecipada por quaisquer das partes, com comunicação prévia de 30 dias.

"Os Correios têm a expertise necessária para assumir esta operação neste momento tão importante, com a capilaridade para realizar o transportes até os pontos indicados pela Defesa Civil em todo o Rio Grande do Sul", ressaltou a secretária Danielle Calazans, da SPGG.

O chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, destaca a importância da medida, uma necessidade premente da Defesa Civil. “Nossa equipe já havia sinalizado que era necessário apoio para a gestão dos itens, em razão de estarmos tratando da maior operação logística de ajuda humanitária de que se tem notícia no Brasil. Essa nova frente de trabalho garantirá a agilidade esperada por todos os envolvidos no processo, Estado e gestores públicos municipais, visando celeridade no apoio às populações atingidas por desastres”, frisou.

“Na assistência emergencial, especialmente nas primeiras semanas, contamos com o apoio de milhares de voluntários, que uniram esforços para fazer com que as doações chegassem aos gaúchos e pelos quais somos muito gratos. Nesta nova fase, entendemos que a contratação dos Correios pelo governo do Estado dará sequência a este trabalho com o profissionalismo e a expertise em logística e distribuição", destacou o vice-governador Gabriel Souza que, à frente do Gabinete de Crise, também teve importante papel na efetivação da medida.

Além dos secretários da SPGG e da Casa Militar- Proteção e Defesa Civil, participou do ato o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

Texto: Ascom SPGG e Defesa Civil

Fotos: Sônia Saconi SPGG

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul