Defesa Civil do RS recebe comitiva da África do Sul e palestra sobre Gestão de Risco e Desastres

Reunião sobre gestão de risco e desastres
Grupo representa o Governo da África do Sul e busca experiência em gestão de risco e desastres - Foto: Defesa Civil: tenente Sabrina Ribas, jornalista Camila Santos e estagiário Daniel Pires
Por Texto: tenente Sabrina Ribas

A equipe da Defesa Civil do Rio Grande do Sul recebeu na manhã de segunda-feira (18/3), em Porto Alegre, uma comitiva de oficiais e gestores da South African Local Government Association (Salga), representando o governo da África do Sul.

O grupo veio ao Estado para uma viagem de estudos sobre gerenciamento de desastres, em razão de que, em abril de 2022, a província sul-africana de Kwa-Zulu Natal sofreu fortes inundações, 300 mm de chuva em 24 horas e registrou 435 mortes. A região sofreu significativos danos em suas infraestruturas críticas, o que dificultou os esforços de socorro à população afetada.

O RS também enfrentou uma série de eventos meteorológicos durante o ano de 2023, de forma que era de interesse do grupo se reunir com as autoridades estaduais que lidam com o Gerenciamento de Desastres, bem como com os gestores municipais das cidades que sofreram os piores efeitos do desastre.

Os profissionais foram recebidos pela equipe da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, sendo que o chefe da Divisão Administrativa e de Convênios, tenente-coronel Rafael Luft, apresentou uma palestra com dados da estrutura, funcionamento, protocolos, e como foi a atuação da Instituição durante os grandes eventos meteorológicos de 2023.

O chefe da delegação, Xola Pakati, agradeceu em nome do grupo pela exposição, e coordenou o encaminhamento dos muitos questionamentos pelos integrantes da comitiva aos integrantes da Defesa Civil.

Além da palestra, os visitantes conheceram o Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil e a Sala de Situação do RS, onde acompanharam o trabalho das equipes que fazem o monitoramento e o envio dos alertas.