Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil do RS participa da 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste

Publicação:

COSUD 2
COSUD 2

Uma comitiva da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do RS participou da 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), no Espírito Santo. As atividades ocorreram entre os dias 8 e 10 de agosto e, no Grupo de Trabalho relativo à Proteção e Defesa Civil, reuniram os secretários e coordenadores da pasta dos estados do São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Dentre os tópicos discutidos pelos gestores, estavam a integração e troca de informações entre as plataformas de monitoramento e de gestão de riscos e desastres, termos de cooperação entre as Defesas Civis dos Estados participantes do Consórcio, intercâmbio de informações geradas a partir dos radares de monitoramento meteorológico e a ampliação da participação nas pautas relacionadas a mudanças e emergências climáticas.

Representando o Rio Grande do Sul, participaram dos trabalhos o secretário chefe da Casa Militar e coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, o subchefe da Casa Militar- Proteção e Defesa Civil, coronel Santiago Soares Dias de Castro, e o tenente-coronel Daniel Silva da Silva.

COSUD
COSUD

Carta de Pedra Azul reúne compromissos dos Estados

Os governadores dos sete estados que compõem o Cosud publicaram, no sábado (10/8), a Carta de Pedra Azul, um compromisso do consórcio em áreas ligadas a meio ambiente, segurança pública e economia. A divulgação do documento ocorreu durante o encerramento do evento, que teve a presença do governador Eduardo Leite e de secretários estaduais, e ocorreu no Parque Estadual da Pedra Azul, região serrana do Espírito Santo.

A Carta de Pedra Azul reúne as principais conclusões ligadas às discussões entre governadores e secretários em 14 grupos de trabalho temáticos. A atual edição teve como focos principais a necessidade de adaptação às mudanças climáticas, a integração das forças de segurança para o combate ao crime organizado e um posicionamento acerca da reforma tributária, que está em processo de regulamentação no Congresso Nacional.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom

Edição: Ascom Defesa Civil

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul