Coordenadoria Estadual concede Medalha de Defesa Civil

img248064i0.jpg
Por Assessoria de Imprensa da Casa Militar - RS

Durante solenidade, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, na quarta-feira (17), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, concedeu a Medalha de Defesa Civil em reconhecimento aos relevantes serviços prestados. A honraria destina-se a homenagear funcionários civis ou militares das esferas federal, estadual ou municipal, ou quaisquer outros cidadãos que se tenham destacado, por participação relevante, nas atividades concernentes à Defesa Civil, de modo a se tornarem merecedores do reconhecimento público.

Durante o evento o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Oscar Luis Moiano, fez um balanço das ações da pasta durante estes quatro anos. “Entre o período de 2011 e 2014, a Defesa Civil Estadual atendeu 1420 situações de emergência e estado de calamidade pública. Para auxiliar estes municípios o Governo do Estado priorizou a ampliação e organização da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, com a implantação de duas novas regionais, uma em Cruz Alta e outra em Frederico Westphalen, contribuindo com a capacitação e organização das defesas civis municipais, juntamente com o Projeto defesa civil na comunidade realizado em 41 municípios com 2174 jovens formados”.

Na solenidade, o coordenador de Defesa Civil também falou das situações adversas como vendavais, granizos, enxurradas e estiagem que atingiram o Estado. “Para que tivéssemos êxito no atendimento às pessoas foi determinante o aprendizado nos 91 cursos que capacitaram 3707 pessoas de 359 municípios gaúchos. Atividades como exercícios simulados, reestruturação do centro de Operações da Defesa Civil e ações de resposta com o repasse aproximadamente sessenta milhões de reais, que fizeram a diferença para muitos desalojados e desabrigados”, ressaltou Moiano.

No evento, 39 agraciados entre civis e militares foram condecorados com a honraria e ainda foram homenageados os militares da Casa Militar que foram promovidos no segundo semestre de 2014.

Veja mais fotos nosso Facebook:https://www.facebook.com/rsdefesacivil