Confira o balanço das ações do governo nesta quarta-feira (8) em resposta às cheias no RS

A foto mostra a Ceasa
Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul retomou as atividades nesta quarta-feira (8) em Gravataí - Foto: Lauro Alves/Secom

R$ 7 bilhões

Com o objetivo de preparar a retomada econômica, o Banrisul vai disponibilizar R$ 7 bilhões em capital de giro para empresas, além de linhas de crédito especiais para clientes dos municípios afetados.

Reativação da Ceasa

A Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa) retomou as atividades nesta quarta-feira (8/5). A operação foi instalada em uma estrutura montada emergencialmente no Centro de Distribuição da São João, em Gravataí, às margens da Freeway.

Prevenção de desastres naturais

Projetos e ações de todo o mundo irão integrar o mapeamento de soluções para o enfrentamento de desastres naturais. Liderado pelo governo gaúcho, o trabalho é direcionado às iniciativas promovidas em ambientes de inovação com potencial para auxiliar na prevenção e na mitigação de danos resultantes de desastres naturais no Estado.

Trânsito de doações

Para facilitar o deslocamento de veículos com doações, a Secretaria da Fazenda estabeleceu o trânsito livre em caráter excepcional, tanto na entrada quanto na saída do Estado. Veículos com doações têm passagem livre em postos fiscais.

Navios da Marinha

O Porto do Rio Grande receberá, ainda esta semana, três embarcações da Marinha do Brasil, que atuarão no auxílio aos atingidos. Entre elas, está o maior navio de guerra da América Latina.

Trabalho e emprego

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), elaborou um plano de reestruturação no setor de trabalho, emprego e renda diante dos eventos meteorológicos que atingem o Rio Grande do Sul. O documento foi entregue ao governador Eduardo Leite na segunda-feira (6/5).

Mapeamento de abrigos

Na tarde de terça-feira (7/5), uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) se reuniu com equipes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Defesa Civil nacional e do RS e do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para elaborar, conjuntamente, o formulário de levantamento de informações de abrigos provisórios.

Combate a notícias falsas

O governo do Estado, a Polícia Civil e o Ministério Público colocaram em curso ações para investigar, responsabilizar e punir os responsáveis pela disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news. Notícias, perfis falsos e golpes on-line proliferam nas redes sociais, atrapalhando o trabalho das equipes de salvamento e gerando instabilidade na população.

Reconstrução do RS

A reconstrução do Rio Grande do Sul foi tema de reunião híbrida convocada pelo governador Eduardo Leite e pelo vice Gabriel Souza na terça-feira (7/5). Com a presença de secretarias, instituições financeiras, entidades e empresários, foram apresentadas ações para preservar vidas e recuperar os setores produtivos

Geradores para hospital

Três geradores já estão em Roca Sales para manter a eletricidade no hospital do município. Uma ação integrada, conduzida pelo governo do Estado, proporcionou a entrega de forma rápida dos equipamentos.

Publicação de normativas

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental publicaram novas normativas direcionadas a empreendedores e prefeituras. Os regramentos tratam de ações importantes ligadas ao restabelecimento de serviços e estruturas, como o transporte de resíduos e a reconstrução de rodovias.