Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Balanço Semanal da Defesa Civil

Publicação:

WhatsApp Image 2024 04 10 at 16 48 53
WhatsApp Image 2024 04 10 at 16 48 53

Entre 8 e 12 de abril, as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC) realizaram uma série de atividades e atendimentos em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Veja a seguir um balanço semanal das ações: 

Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 2 

Na quarta-feira (10/4) a Casa Militar- Subchefia de Proteção e Defesa Civil, através da equipe da CREPDEC 2, esteve no município de Piratuba / SC , na Usina Hidrelétrica de Machadinho, a fim de participar da reunião de planejamento da execução do simulado de evacuação da zona de auto salvamento que ocorrerá no dia 18 de maio de 2024, em conformidade com a lei que estabelece a política de segurança nacional de barragens.  

Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 5 

Na manhã de terça-feira (9/4), a equipe da CREPDEC 5 participou de uma reunião com a Eletrobras CGT Eletrosul para a apresentação geral do PAE (Plano de Ação de Emergência) da UHE Usina Hidrelétrica em Passo São João. Durante a reunião, a regional foi convidada a participar do projeto de instalação de sirenes na área abaixo da usina, bem como na preparação e treinamento da população para um simulado. O projeto conta com a presença dos municípios que possam ser afetados em caso de um desastre. Logo após, a CREPDEC 5 realizou uma vistoria em um local afetado por uma queda de árvore em uma encosta de um morro, o que resultou no deslocamento de duas rochas que ficaram em situação de risco.  

Na quarta-feira (10/4), a equipe da CREPDEC 5 participou da operação no município de Porto Lucena para remover a rocha que se deslocou após a queda de uma árvore em um morro que dá acesso a residências. A remoção da fonte de perigo ocorreu em um local de difícil acesso e exigiu o uso de um guindaste e o trabalho de uma guarnição do Corpo de Bombeiros para a ancoragem segura da rocha. A operação foi realizada de forma conjunta com a administração municipal, Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar. 

Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 6 

Na terça-feira (9/4) a Casa Militar Proteção e Defesa Civil, através da equipe da CREPDEC 6, esteve no município de São Francisco de Assis, onde acompanhou o coordenador municipal de Defesa Civil nas obras que estão sendo realizadas na área urbana, a fim de evitar alagamentos. A obra está sendo executada através dos recursos oriundos do Fundo Estadual de Defesa Civil. 

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul