Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

632 mil celulares estão cadastrados para receber os alertas da Defesa Civil no RS

Uma Campanha foi lançada nas redes sociais para incentivar o cadastramento e aumentar as ações de prevenção.

Publicação:

Campanha SMS 40199
Campanha SMS 40199 - Foto: Defesa Civil RS
Por Ana Paola Dala Barba / Defesa Civil

A população gaúcha pode receber gratuitamente os avisos e alertas da Defesa Civil Estadual direto no celular. O serviço de SMS 40199 tem como intuito enviar alertas sobre a possibilidade de desastres como temporais, deslizamentos e inundações, além de avisos e informações relacionados à Covid-19. O serviço é disponibilizado de forma gratuita.

Para receber os avisos por SMS, os interessados devem enviar uma mensagem do telefone celular para o número 40199. Na área de texto é só indicar o CEP de interesse – é permitido cadastrar mais de um CEP. Com o cadastro feito, o celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil. Atualmente, no Rio Grande do Sul mais de 632 mil celulares estão habilitados, segundo dados do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Outra forma de saber com antecedência a possibilidade de desastres naturais é por meio de mensagens nas TVs por assinatura. O serviço é gratuito, está disponível em todos os estados do Brasil e não há necessidade de cadastro prévio.

 

Ações conjuntas

A emissão de alertas é fruto de um esforço conjunto. Os boletins meteorológicos que podem indicar a possibilidade de ocorrências são gerados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que os repassa ao Cenad para avaliação. No Rio Grande do Sul, caso os técnicos da Defesa Civil e da Sala de Situação da SEMA também constatem o risco de ocorrências, são emitidos avisos para as Defesas Civis municipais e a população cadastrada no serviço. As mensagens de SMS, Google e TVs por assinatura são disparadas por meio de uma parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul