Sistema de Gestão em Defesa Civil: foco em prevenção e no futuro

Reunião teve como objetivo o alinhamento de metas para desenvolvimento do novo sistema - Foto: Sidd Rodrigues/Defesa Civil
Por Sidd Rodrigues

A Defesa Civil do Estado olha para o futuro do Rio Grande do Sul e cada vez mais investe em tecnologia para dar conforto e segurança aos gaúchos. É com esse foco que o chefe da Divisão de Assuntos Técnicos, Tenente Coronel Jarbas Trois de Avila, reuniu-se com a equipe da Módulo, empresa especializada em desenvolvimento de softwares.

A reunião teve como objetivo apresentar as necessidades da Defesa Civil do Estado para a criação do Sistema de Gestão em Defesa Civil, um programa criado para otimizar e desburocratizar os processos, além de simplificar a elaboração de decretos de Situação de Emergência, Planos de Contingência, Planos de Trabalho, entre outros.

O desenvolvimento do Sistema de Gestão de Defesa Civil integra a Política Estadual de Gestão de Riscos de Desastres.  O pacote de ações do Governo do Estado visa modernizar e tornar ainda mais eficiente e integrado o trabalho da Defesa Civil junto a outros órgãos, otimizando a prevenção e a resposta à desastres naturais. O projeto, financiado pelo Banco Mundial, visa diversas medidas a serem implementadas nos próximos anos, como a modernização do Centro de Operações, por exemplo.

“Estudos indicam que a cada dólar investido em prevenção, quatro são economizados em recuperação. É essencial que haja o planejamento, para estarmos prontos quando for preciso”, afirmou o Tenente Coronel Ávila, relembrando a necessidade de ações voltadas para a modernização e cuidado futuro.