Após identificação de mais uma vítima, chega a 54 o número de mortos nas enchentes no Vale do Taquari

Defesa Civil

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) confirmou, nesta quarta-feira (17/4), a identidade de mais uma vítima das enchentes de setembro de 2023 no Vale do Taquari. Trata-se de uma moradora do município de Roca Sales. Com isso, aumentou para 54 o número de óbitos causados pela tragédia.

O corpo dessa pessoa havia sido encontrado em 6 de janeiro de 2024, flutuando no Rio Taquari, na cidade de Lajeado. A partir desse momento, começaram os trâmites de identificação. Devido ao avançado estado de decomposição, foi necessário utilizar diversas técnicas para obtenção de um perfil genético que possibilitasse as análises e comparações próprias do trabalho pericial.

Com a confirmação da identidade, a Polícia Civil (PC) retirou o nome dessa pessoa da lista de desaparecidos, que diminuiu, portanto, para quatro pessoas. Desde novembro de 2023, não havia variação na relação de mortos e desaparecidos resultante desse desastre.

O processo de localização e identificação de vítimas exige trabalho minucioso por parte do governo do Estado. A PC e o IGP são as instituições responsáveis pela condução desses processos. A tarefa envolve uma série de cuidados, protocolos e obrigações que devem ser cumpridos para evitar erros que poderiam gerar ainda mais transtornos e sofrimento aos familiares das vítimas.

Como ainda há quatro pessoas desaparecidas, as equipes do governo seguem em operação, conjugando o rigor dos protocolos com a necessidade de dar respostas à sociedade.

Texto e edição: Secom