Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Rolante: Defesa Civil presta auxílio após enxurrada

Publicação:

uma área atingida por água
Imagens aéreas da região afetada - Foto: Divulgação/ Defesa Civil
Por Deise Freitas

Após a chuva que causou uma enxurrada no município de Rolante nesta quinta-feira (5), os agentes da Defesa Civil deslocaram-se para o local nas primeiras horas da manhã. Os técnicos prestaram assistência à comunidade com auxílio dos bombeiros.

A Defesa Civil do Estado levou kits de ajuda humanitária. Colchões e cestas básicas foram entregues no município, que ficou responsável pela distribuição entre as famílias atingidas.

Além das doações e da ajuda de assistência e socorro (primeiras respostas aos problemas, como a remoção das famílias de suas casas), a Defesa Civil também está auxiliando no processo de preparação da documentação para decretação de situação de emergências (SE). Com o processo, o município poderá receber a homologação do Estado e o reconhecimento da União.

Durante o dia foram realizados dois sobrevôos na localidade para a verificação das áreas atingidas. Os danos ficaram na parte material, felizmente ninguém ficou ferido. Não houve registro de desabrigados. Todas as pessoas que fora removidas de suas casas voltaram para realizar a limpeza e higienização das mesmas, assim que a água baixou. No total, 6604 pessoas foram afetadas.

Um alerta vindo da Sala de Situação do Rio Grande do Sul informa que o Estado poderá sofrer novamente com chuvas fortes. Apesar da trégua, amanhã sexta-feira (7) na parte da tarde, novas chuvas chegam ao Estado. No domingo (8) o tempo não fica diferente, uma frente fria que chega pela região Noroeste gaúcha, junto com uma área de baixa pressão atmosférica causam pancadas de chuva, vendavais e possível queda de granizo em todo RS.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul