Quinta etapa do Projeto Capacitar 2018 ocorre em Lajeado

Um homem palestrando.
Palestra feita pelo coordenador da regional, tenente coronel, André Ricardo. - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Yan Dias Taborda

Na ultima semana o Rio Grande do Sul sofreu com fortes chuvas, o que provocou danos em diversos municípios. Estar preparado para esses tipos de eventos é fundamental para uma resposta mais rápida e eficiente. O município de Lajeado recebeu durante esta quinta-feira (14) a quinta etapa do Projeto Capacitar 2018. O evento tem por objetivo qualificar agentes municipais de Defesa Civil em toda a sua área de atuação para antes, durante e após um evento meteorológico.

O subchefe da defesa Civil do RS, Coronel Jarbas Avila, deu abertura ao evento e ressaltou a importância da capacitação dos agentes municipais "Espero que esse dia seja útil, que a gente saia daqui preparados para atender a população”.

Diferentes tipos de ações e assuntos foram abordados em forma de palestras. Orientações foram passadas de forma didática e ilustrativa. Entre os assuntos abordados no decorrer da apresentação, foi palestrado sobre o Plano Detalhado de Resposta (PDR) – que serve como resposta as situações de emergência em áreas afetadas por eventos adversos.

Nesta edição, além da participação do subchefe da Defesa Civil, estiveram presentes o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, o coordenador do município, Heitor Hoppe e o coordenador da regional, Tenente Coronel, André Ricardo.