Defesa Civil sobrevoa áreas atingidas e monitora níveis dos rios

No município de São Jerônimo comunidades ainda sofrem com o elevado nível da água - Foto: Bruna Staub
Por Bruna Staub

Coronel Martins realizou ação preventiva visando novos temporais que se aproximam do RS - Foto: Bruna Staub
O subchefe da Defesa Civil do Rio Grande do Sul sobrevoou alguns municípios que ainda sofrem com as cheias dos rios e possuem famílias fora de suas residências, nesta segunda-feira (24). O Coronel Alexandre Martins de Lima também aproveitou para monitorar o os volumes dos rios que têm causado as inundações, uma vez que estão previstas mais chuvas a partir de hoje para o RS.

Visando preparar as equipes para atuar junto das localidades mais afetadas, ou seja, pensando de maneira preventiva, foram vistoriados os afluentes das Bacias do Jacuí, Caí, Gravataí e Guaíba e o helicóptero ainda passou por municípios como Eldorado do Sul, Triunfo, São Jerônimo, General Câmara, São Sebastião do Caí e Montenegro. Nestes locais foram identificadas as áreas mais críticas e os abrigos para onde estão sendo levadas as famílias atingidas.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul segue com uma força tarefa, com nove equipes distribuídas pelo Estado, para atender as comunidades mais vulneráveis. Além da entrega de material de ajuda humanitária para os abrigos, a instalação da Unidade Móvel de Resposta a Desastres também garante mais de 15 mil refeições quentes por dia para os que perderam tudo, ou praticamente tudo. Auxílio técnico para as prefeituras na elaboração de documentos e decretos de Situação de Emergência também é disponibilizado.