Defesa Civil participa de simulado com deslizamento de terra em Santa Catarina

A força-tarefa demorou cerca de seis horas para remover as vítimas soterradas no microônibus - Foto: Defesa Civil
Por Ana Paola Dala Barba/Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do RS participou de um simulado com deslizamentos de terra, promovido pelo Governo de Santa Catarina através do Corpo de Bombeiros. O treinamento foi realizado na cidade de Criciúma, entre os dias 16 e 18 de junho.

Uma situação real de deslizamento foi simulada, considerando as dificuldades encontradas neste tipo de evento. Durante o exercício, houve a inclusão de todas as etapas que envolvem uma ocorrência de grande porte: acionamento, preparação, deslocamento das equipes de resgate, montagem do sistema de comando de operações, buscas e salvamento, encerramento e desmobilização.

O momento ápice do exercício foi quando a equipe de busca de salvamento do Corpo de Bombeiros localizou um micro-ônibus soterrado 1,5 metro abaixo da superfície. O veículo, com vítimas, estava em um local de difícil acesso que impossibilitava a utilização de equipamento pesado, sendo necessário mobilizar uma força-tarefa, com emprego de binômios (dupla homem e cão) e equipes de busca e salvamento.

Segundo o responsável pela 2ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, major Ricardo Mattei Santos, a Defesa Civil é o órgão responsável pela coordenação de toda operação, em caso de desastres de grande proporção. “Esse exercício consegue apresentar falhas no processo, que podem ser corrigidos em situações reais como a capacidade e o tempo no salvamento”, afirmou. “A força-tarefa demorou cerca de seis horas para remover as vitimas soterradas no micro-ônibus. Isso implica em recursos materiais e humanos e serve como método de avaliação da capacidade de resposta dos órgãos públicos.”

O simulado contou com a participação da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além dos órgãos de segurança pública dos dois Estados.