Temporal deixa estragos significativos e municípios já decretam Situação de Emergência

Crissiumal e Tuparendi já têm decretos

Temporais isolados atingiram algumas áreas do Estado ao longo desta quarta-feira (5) e deixaram danos, principalmente nas Regiões Noroeste, Norte e Central do Rio Grande do Sul.
Tuparendi registrou prejuízos especialmente em áreas rurais - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Bruna Staub

O temporal previsto para atingir o Rio Grande do Sul nesta semana passou com menos força do que o esperado, mas foi o suficiente para causar estragos significativos em pontos isolados do Estado. Foram registrados efeitos do fenômeno em, pelo menos, 27 localidades, todas elas das Regiões Noroeste, Norte e Central do RS.

Os municípios com os maiores prejuízos, especialmente em áreas rurais (plantações de milho e trigo), foram Tuparendi, Crissiumal, Frederico Westphalen, Santa Rosa, Tenente Portela e Miraguaí – nos quais os coordenadores de Defesa Civil passaram o dia de hoje (6) realizando vistorias a fim de levantar os reais danos e auxiliar as prefeituras na confecção de relatórios para o processo de decretação de Situação de Emergência (SE).

Já elaboraram e decretaram SE, em nível municipal, as localidades de Tuparendi, onde 9 residências foram danificadas e os prejuízos no campo foram significativos, e Crissiumal, que contabiliza cerca de 100 casas destelhadas e 10 famílias fora de suas casas, além de estragos em áreas rurais. Agora, os processos deverão ser encaminhados - junto de relatórios e laudos que comprovem os danos - ao Governo do RS para possível homologação.