Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Integração entre Defesa Civil Estadual e Federal facilita o processo de liberação de recursos a municípios

Publicação:

Reunião. Foto tirada da ponta da mesa. Muitos homens vestidos formalmente em uma mesa.
Sartori foi a Brasília para definir com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, alternativas para acelerar o socorro - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Por Luka Pumes

Na última terça-feira (4), o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, auxiliado pela bancada gaúcha em Brasília, se reuniu na capital federal com o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para estudar formas de acelerar a demanda de recursos aos municípios atingidos por adversidades meteorológicas.

Sartori e Barbalho explicaram que 30 milhões já estão garantidos ao Rio Grande do Sul, mas que o esforço para que mais 100 milhões estejam à disposição do Estado é latente. A integração dos trabalhos de Defesa Civil Estadual e Nacional foi citada pelas representações e avaliada como extremamente positiva, por minimizar burocracias e estreitar as relações entre os municípios e suas situações processuais.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul acompanha municípios afetados por ocorrências meteorológicas adversas desde a vistoria às áreas afetadas até processos como planos de restabelecimento e reconstrução. O trabalho de integração evolui desde 2015 e visa atender da melhor forma os municípios que demonstram a necessidade do recebimento de algum tipo de assistência. O reconhecimento geral disto em âmbito nacional é o maior incentivo ao prosseguimento dos trabalhos. A Defesa Civil somos todos nós!

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul