Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil reúne-se com representantes do Projeto Manual

Publicação:

Reunião Manual 012
Defesa Civil reuniu-se com representantes de entidades responsáveis pela reformulação e atualização dos Manuais de Defesa Civil - Foto: Rebeca Rabel
Por Rebeca Rabel

O subchefe da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Tenente-Coronel Alexandre Martins de Lima, reuniu-se nesta terça-feira (7), com representantes de entidades responsáveis pela reformulação, atualização e adequação dos Manuais de Defesa Civil do Estado. 

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), com o apoio do Grupo Interlegis de Tecnologia (GITEC), está promovendo uma pesquisa, que tem por objetivo, entender o funcionamento e a atuação dos órgãos de proteção e defesa civil dos municípios e estados. O estudo busca a elaboração de novos manuais que norteiam o trabalho na área. 

No encontro foram esclarecidos aos representantes da SEDEC as funções, ações e projetos da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.  Além disso, a Secretaria Nacional, quis entender como é feita a utilização dos manuais que já existem. Uma vez que estes serão extintos e substituídos por manuais numa linguagem mais leve e acessível. 

Nos novos documentos instrutivos será feita uma compilação de conhecimentos em nível nacional, para que permita interpretar a legislação e verificar o trabalho em andamento. Transformando-se assim, em um guia para orientar tanto na gestão da Defesa Civil, quanto nas emergências diárias enfrentadas pela população. 

Participaram também da reunião o chefe de Divisão de apoio técnico, Tenente-Coronel Jarbas Trois de Ávila, o chefe da Divisão Administrativa e Comunicação Social, Capitão Alexsandro Goi, o chefe da Divisão de Assistência às Comunidades atingidas, Capitão Ricardo Mattei, o representante do GITEC, Cristhope Trusn, a representante da SEDEC, Maria Cristina Dantas, a coordenadora da gestão de Projeto Manual, Claudia Dutra e a equipe técnica do projeto, Beate Frank, Álvaro Souza, Maria Inês Rezende e Ana Maria Escura.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul