Defesa Civil participa da Conferência Internacional Recursos Hídricos e RegionsAdapt

Integração multi-institucional na adaptação às mudanças climáticas.

Um homem de preto (Coronel Avila) em pé em um palco falando ao microfone. Ao lado dele está sentado outro homem em uma poltrona. Atrás há algumas bandeiras, como a do estado e do Brasil.
Subchefe da Defesa Civil, Tenente Coronel Avila palestrou sobre o trabalho de prevenção da Defesa Civil do RS - Foto: Deise Freitas
Por Deise Freitas

Na tarde desta quarta-feira (28) o Subchefe da Defesa Civil do RS, Tenente Coronel Jarbas Avila palestrou na Conferência Internacional Recursos Hídricos e RegionsAdapt – Integração multi-institucional na adaptação às mudanças climáticas. O evento realizado em Porto Alegre, e organizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Network of Regional Governmentes for Sustainable Developmente (9nrg4SD), tratou dos desafios relacionados à adaptação climática que os países da Cone Sul enfrentam.

Para falar dos problemas climáticos e meteorológicos enfrentados no Rio Grande do Sul, o Tenente Coronel Avila discorreu sobre gestão de risco de desastres no âmbito das mudanças climáticas. O Subchefe apontou como principal direção de trabalho da Defesa Civil a prevenção – preparar os municípios para os eventos já característicos do estado: estiagem, granizo, vendaval e inundações.

Além da preparação dos municípios para possíveis eventos meteorológicos, Coronel Avila ressaltou o compromisso da Defesa Civil em atender os municípios que necessitem de auxílio após adversidades.

Do mesmo bloco também participaram o Diretor de Prevenção da Defesa Civil de Santa Catarina, Tenente Coronel Fabiano de Souza e o professor de pesquisa da BC3, Ibon Galarraga Gallastegui.

IMG 6093
Diretor de Prevenção da Defesa Civil de Santa Catarina esteve na sede da Defesa Civil do RS antes da Conferência Internacional - Foto: Deise Freitas