Cultura de prevenção: encontro técnico em Sapucaia do Sul mescla debates e vistorias

Cinco pessoas numa balsa em um açude
Trabalho integrado entre as coordenadorias de Defesa Civil - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Luka Pumes

Dando continuidade às ações que estimulam a prevenção relacionada a ocorrências meteorológicas, a Defesa Civil Estadual realizou um encontro técnico com a coordenadoria municipal de Defesa Civil do município de Sapucaia do Sul. O compromisso ocorreu na última quinta-feira (16), e foi organizado pelo coordenador da Regional Metropolitana, Major Goi.

A Coordenadoria Regional Metropolitana considera Sapucaia do Sul uma cidade que necessita de cuidados especiais, uma vez que une vulnerabilidade social com áreas de risco. Outros municípios também correspondem a este perfil, e também serão visitados para que formas de prevenção sejam estudadas especificadamente.

A representatividade do município de Sapucaia do Sul na reunião se deu pelo coordenador municipal de Defesa Civil, Robson Ferraz, e toda sua equipe que auxilia em assuntos de extrema relevância no processo de prevenção.

A temática se deu principalmente por assuntos como Plano de Contingência (que formaliza modos de ação e controle prévio, no decorrer e posteriormente à ocorrência de eventos meteorológicos), uso do S2ID (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres), e debates que cunharam a Defesa Civil em relação a sua estrutura e a ligação com outros órgãos.

Risco à população
Área de extrema vulnerabilidade sendo vistoriada - Foto: Divulgação/Defesa Civil

Major Goi ainda coordenou uma vistoria em locais de alta vulnerabilidade. Esta contou com uma verificação dos sistemas e instrumentos usados para mensuração dos níveis pluviométricos de todas as fontes abastecedoras do município.

O engajamento de órgãos como a Defesa Civil de Sapucaia do Sul é um fator preponderante para que a cultura de prevenção seja cada vez mais cultivada. O balanço é extremamente positivo, e o estado juntamente com o município seguirá trabalhando para assegurar a população.