Cruz Vermelha nacional irá atuar no apoio à população atingida pelas enchentes

A foto mostra integrantes da Cruz Vermelha em reunião no campus da Faculdade Anhanguera, em Caxias do Sul
Reunião ocorreu no campus da Faculdade Anhanguera, em Caxias do Sul - Foto: João Pedro Rodrigues/GCC

A Cruz Vermelha nacional anunciou, na quarta-feira (8/5), que irá juntar esforços à filial de Caxias de Sul e atender a todo o Estado por pelo menos três meses. A definição ocorreu em reunião do secretário-adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim, com o coordenador nacional de gestão de risco e desastre da Cruz Vermelha, Djair Soares.

O encontro foi no campus da Faculdade Anhanguera, em Caxias do Sul, local que já serve como terminal logístico e centro de apoio da entidade. O espaço terá sua atividade ampliada nos próximos dias: serão diversos voluntários, com expertises variadas, para atender às demandas atuais devido às enchentes no Estado.

“Após o resgate de mais de mil pessoas, nosso foco atual no Gabinete de Crise Avançado na Serra é a organização da estrutura de auxílio humanitário. E a Cruz Vermelha vem para complementar o trabalho que o Estado vem fazendo com a experiência dos voluntários”, destacou Paim, que coordena os trabalhos do Gabinete na região.

“Nosso papel será de reforço e ampliação ao que já está sendo desenvolvido pela filial municipal. Vamos trazer a nossa equipe de resposta nacional para atuar nas áreas de gestão de risco e desastres, atendimento à saúde, ampliação do escopo de atendimento aos abrigos e restabelecimento de vínculos familiares, além do apoio psicossocial", explicou Soares.

Ampliação de frentes para atendimento

A região da Serra está com diversas frentes de enfrentamento à crise. Na quarta, Paim também visitou o Centro de Comando instalado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, que além de coordenar as operações de resgate, recebe e distribui donativos; e o aeroclube da cidade, que serve de apoio para as aeronaves de resgate e envio de mantimentos.

O secretário-adjunto ainda esteve nos Centros de Distribuições organizados no Ginásio Municipal de Garibaldi e no aeroporto de Caxias de Sul, ambos já operando plenamente – não só recebendo doações de diversos estados e municípios, mas atendendo às demandas das cidades atingidas.

“O governo do Estado está buscando ficar mais perto das pessoas para resolver os problemas de maneira efetiva, e atuando em várias frentes. Por isso estamos no aeroporto de Caxias e no aeroclube de Bento Gonçalves – pela facilidade do escoamento aéreo dos donativos –, na Anhanguera e em Garibaldi – pela questão terrestre”, explica Paim.

Texto: Greyce Malta/Ascom GCC
Edição: Secom