PESSOAS EM PÉ SEGURANDO SACOS DE COMIDA
Projeto Live Grenal Desafio da Solidariedade se encerra com cerca de 3,4 toneladas de alimentos arrecadados - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Lisiane Volkweis ASCOM/SEL

Gols de solidariedade e música marcaram à tarde ensolarada desta quarta-feira (28/10), em cerimônia realizada na Central de Doações da Defesa Civil do Estado, onde ocorreu o encerramento do projeto Live Grenal Desafio da Solidariedade. A live uniu gremistas e colorados para golaços de solidariedade social e arrecadou mais de três toneladas de alimentos não perecíveis (3.477 quilos).

Durante o encontro, que contou com a presença do cantor Rafa Machado da Banda Chimarruts, um dos artistas do grande Grenal de solidariedade, o secretário do Esporte e Lazer, Francisco Vargas entregou 108 cestas  básicas à Defesa Civil do Estado e destacou que  apesar do momento de  dificuldades há muitos aprendizados.“ Esses novos tempos vão nos ensinar algumas coisas, precisamos nos unir e ajudar uns aos outros. Vamos vencer com a medicina, com a união e também com atos de solidariedade. Unir gremistas e colorados em prol do bem comum é gratificante. Parabéns aos envolvidos!”, afirmou.

O gerente executivo de Relações Institucionais da Unimed Porto Alegre, Gerson Luiz Silva agradeceu aos artistas e ao governo do Estado e ressaltou a importância de contribuir com projetos sociais em um momento desafiador: “ Contribuir com esse processo é gratificante, pois nós da Unimed Porto Alegre atendemos 46 municípios gaúchos e além de atender a  comunidade, através de serviços e insumos, também queremos cuidar e apoiar a sociedade”, falou Gerson.

A Rede Supermercados ASUN, Leve Mais e Sadia, foi representada pela gerente da loja República, Ana Paula Ávila Nunes, que destacou a importância da solidariedade: “ Doar alimento, uma peça de roupa ou mesmo parte do seu tempo pode fazer toda a diferença na vida das pessoas, ainda mais em um período de pandemia”.

O representante da Defesa Civil Estadual, chefe da Divisão de Assistência às Comunidades Atingidas, major Daniel Silva elogiou a ação que estimulou a população a contribuir, mais uma vez mostrando a união dos gaúchos em prol da solidariedade. “O povo gaúcho mostrou, mais uma vez, que nos momentos de dificuldades une forças. Gremistas e colorados deixaram a rivalidade para auxiliar a população e nós da Defesa Civil, além de agradecer, garantimos que esses alimentos serão muito úteis para famílias que passam necessidades”, enfatizou. Os alimentos serão distribuídos para a população em vulnerabilidade devido à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Além do apoio da Unimed Porto Alegre  e da Rede Supermercados ASUN,  Leve Mais e Sadia, o projeto também contou com o apoio da Rio Grande Seguros e Arena do Grêmio. Também esteve presente no encontro a secretária- adjunta do Esporte e Lazer, Alexandra Palkewich, e o coordenador da Central de Doações da Defesa Civil, tenente Luis da Fontoura Iglesias.

Projeto arrecadou 3.477 quilos de alimentos

Mais de duas toneladas de alimentos já foram entregues anteriormente à Defesa Civil. Como parte da ação, o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) recebeu doações de servidores, atletas, entidades esportivas, federações, empresários e população em geral.

No dia 27 de maio de 2020, Dia do Desafio, os gremistas e os colorados se uniram na Live Desafio Grenal da Solidariedade, realizada na Arena do Grêmio, com a participação dos cantores Rafa Machado, representando o Grêmio, e Rafael Malenotti, pelo Internacional. A população também fez sua parte e doou,  nas 30 lojas da  rede de supermercados Asun e Leve Mais,  aproximadamente 600 quilos de alimentos não perecíveis e 200 peças de roupas. As peças de roupas usadas em bom estado foram doadas para a Campanha do Agasalho do governo do RS.

A Defesa Civil do Estado continua recebendo doações de roupas e alimentos não perecíveis na Central de Doações na sede, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (avenida Borges de Medeiros, 1.501, em Porto Alegre).

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira, das 08h30min às 18h00

Contato: (51) 3288-6781 ou (51) 3212-2675