Estado homologa 31 municípios por estiagem nesta quarta-feira (15)

Coordenadorias Regionais seguem no trabalho de auxílio aos municípios
Por Estagiário Matheus Ramos

Na manhã de quarta-feira (15/3), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a homologação de 31 processos de Situação de Emergência (SE) em municípios gaúchos, em decorrência da estiagem que assola grande parte do Estado. Com a homologação da Situação de Emergência, os municípios passam a ter uma série de benefícios relativos à ajuda humanitária.

Previsão do tempo para os próximos meses:

Segundo a Sala de Situação do Estado, mesmo com o enfraquecimento da La Niña, o retorno das chuvas e a recuperação com relação à estiagem são lentos.

Na segunda quinzena de março e abril as chuvas voltam a ficar irregulares, sendo previstos acumulados abaixo da média e temperaturas acima do esperado em todo o estado. Apenas no mês de maio as chuvas devem retornar gradualmente, se tornando mais frequentes e abrangentes (na maioria das regiões).

Governo Federal realiza repasse para auxiliar municípios afetados pela estiagem

O Governo Federal destinou, em publicação no Diário Oficial da União de quarta-feira, R$7.889.481,61 em recursos para o enfrentamento da estiagem em 23 municípios. Até o momento, já foram destinados R$ 25.398.389,93 para os municípios do Estado. Os contemplados hoje foram: Vista Alegre, Lagoa Bonita do Sul, Santo Ângelo, São Valério do Sul, Taquari, Rolador, São Gabriel, Tucunduva, Pirapó, Giruá, Cerro Branco, Vale do Sol, Porto Xavier, Constantina, Maçambará, Salvador das Missões, Bom Progresso, Pinhal, Quevedos, Palmeira das Missões, São José do Herval, São Paulo das Missões e Pinheirinho do Vale.

É essencial a cooperação de toda a população, realizando a utilização consciente de água. A Defesa Civil recomenda que algumas medidas sejam seguidas, entre elas: não lavar a calçada e nem o carro; evitar desperdícios em geral; não tomar banhos demorados; molhar as plantas somente com o regador.

Municípios com SE homologados por estiagem no dia 15/03/23:

Nova Bréscia;

CREPDEC 5
Sete de Setembro;

Maratá e Muçum;

Nicolau Vergueiro e Soledade;

Estrela e Teutônia;

Gentil;

CREPDEC 7
Saldanha Marinho;

CREPDEC 8
Boa Vista do Sul, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Mato Leitão, Rio Pardo, Santa Clara do Sul, Travesseiro, Vale Verde e Westfália;

Água Santa, Carazinho, Quatro Irmãos, Montauri, Sertão, Viadutos;

CREPDEC 5

Sede Nova;

CREPDEC 7
Braga;

Arroio do Meio;

CREPDEC 9
Cotiporã, Santa Maria do Herval e São Sebastião do Caí.

Para mais informações acerca da estiagem, confira: https://defesacivil.rs.gov.br/estiagem.