Equipes da Defesa Civil da região participam de reunião técnica sobre gerenciamento de abrigos temporários

Reunião técnica sobre gerenciamento de abrigos temporários
Reunião técnica sobre gerenciamento de abrigos temporários - Foto: Prefeitura de Lajeado
Por Laura Mallmann (Prefeitura de Lajeado)

As equipes de Defesa Civil de municípios dos Vales do Taquari e Rio Pardo estiveram reunidas na tarde desta quarta-feira, 15/06, no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado, para uma reunião técnica com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul para tratar sobre o gerenciamento de abrigos temporários em casos de situação adversa. O chefe da Divisão de Assistência às Comunidades Atingidas da Defesa Civil RS, Tenente-Coronel Daniel Silva da Silva, conduziu a reunião e instruiu como as equipes devem preparar os abrigos temporários e gerenciar espaços de apoio à comunidade.

Segundo o Tenente-Coronel Daniel, o importante é garantir o suporte para as famílias e as equipes estarem preparadas para isso. Ele orienta a separação por seções de operação, como atendimento à saúde, psicossocial, entre outros, para garantir o suporte às famílias atingidas em caso de cheia dos rios ou outra situação de emergência.

O secretário de Segura Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, ressalta que o município conta com um plano de operações que atribui funções às Secretarias envolvidas em caso de necessidade em uma situação adversa.

- Recentemente lançamos um plano de serviço que engloba diversas Secretarias para garantir a assistência de famílias atingidas por cheias ou em situação de emergência. Com isso, conseguimos garantir a eficiência do suporte e gerenciar a situação da melhor forma – destaca o secretário, Paulo Locatelli.

O secretário explica que além do plano de atuação, também foram estabelecidas regras de convivência para os abrigos temporários.

Na segunda parte da reunião, as equipes de Defesa Civil da região trataram do sistema de monitoramento e repasse de dados das cheias com um representante do Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM.