Edição regional do Projeto Capacitar reuniu 170 coordenadores em Santa Maria

O foco central do Capacitar é desenvolver medidas de prevenção.
O foco central do Capacitar é desenvolver medidas de prevenção. - Foto: Defesa Civil RS
Por Ana Paola Dala Barba / Defesa Civil

A Defesa Civil Estadual promoveu a última edição do Projeto Capacitar 2019, na sexta-feira (6). O encontro realizado no Auditório Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), reuniu cerca de 170 coordenadores de Defesa Civil pertencentes às regionais de Santa Maria e Uruguaiana. Na cidade, o Projeto Capacitar foi uma ação em conjunto com o 1° Seminário Nacional Prevenção e Proteção Contra Incêndio.

O Projeto Capacitar tem como objetivo preparar os agentes municipais para desenvolver ações diante das adversidades meteorológicas, através de palestras, documentos e conversas. O foco central é desenvolver medidas de prevenção na região de atuação.

Segundo o responsável pela 3ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, tenente-coronel Jacob Pinton, "o evento em parceria com a universidade possibilitou a interação dos gestores municipais com o meio acadêmico, inclusive palestrantes de outros Estados".

Para o major Rinaldo Castro, responsável pela 6ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, "o treinamento prepara o agente municipal para o primeiro atendimento a população em caso inundações, muito comum na Fronteira Oeste em função da elevação dos níveis dos rios". "O dia, também foi para troca de conhecimentos e experiências, com objetivo principal de melhorar as ações de prevenção e resposta aos desastres",  completou.

Evento foi realizado em conjunto com o 1° Seminário Nacional Prevenção e Proteção Contra Incêndio. - Foto: Defesa Civil RS

Durante o evento foram abordados temas como projetos estratégicos e inovações na gestão da Defesa Civil do Estado; Cuidados e responsabilidades na aplicação de recursos públicos em situação de emergência e estado de calamidade; Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID); Gerenciamento de abrigos temporários e gestão pública municipal e Defesa Civil.