Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil visita projeto que pode auxiliar na prevenção de enchentes

Publicação:

Cinco pessoas e o robô construído com peças de Lego.
Equipe da Defesa Civil visitou o projeto desenvolvido na escola do Senai. - Foto: Ana Paola Dala Barba
Por Ana Paola Dala Barba

A Defesa Civil do Estado visitou na terça-feira (9), o projeto que buscar auxiliar na prevenção de enchentes no rio Caí. A iniciativa foi desenvolvida por alunos do ensino médio da escola do Serviço Social da Indústria (SESI), em Montenegro.

Para auxiliar na prevenção de enchentes do rio os alunos desenvolveram um robô que verifica a altura do nível da água e envia uma mensagem para um aplicativo. A ação ficou em primeiro lugar no Prêmio SEBRAE de Educação empreendedora – Ensino Médio.

Robô foi construído com peças de Lego
Robô foi construído com peças de Lego - Foto: Ana Paola Dala Barba

O protótipo do robô foi construído com peças de Lego, específicas para a utilização em robótica. O modelo custou cerca de R$ 5 mil reais para ser concluído. Segundo os alunos idealizadores do projeto, João Gabriel Von e Willian de Mello, um módulo será construído a partir de materiais como cano de PVC, boia e sensores, que vão reduzir os custos dos instrumentos para aproximadamente R$ 300 reais. Facilitando a implementação do equipamento em diversos locais. 

Segundo o diretor da escola, João José Cunha da Silva, o projeto surgiu há três anos como um desafio proposto aos alunos. Cada grupo deveria criar alternativas para melhorar a qualidade de vida da população. “O robô vai possibilitar a emissão de uma mensagem via rádio para uma central, que poderá informar os órgãos públicos e remover a população ribeirinha antes das enchentes”, concluiu.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul