Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil RS participa de reunião semanal para avaliar os efeitos da Estiagem

Publicação:

Imagem
Órgãos que participaram da videoconferência
Por Gabriela Figueiredo

Nesta terça-feira (23), a Defesa Civil Estadual participou da reunião semanal com órgãos técnicos para avaliar a situação da Estiagem e os efeitos das chuvas irregulares nas bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul.

Segundo a meteorologista da Sala de Situação, Cátia Valente “A previsão para as próximas semanas é de chuvas irregulares abaixo da normalidade, podendo se estender para os meses seguintes”. Devido ao baixo volume das chuvas registradas nos últimos dias no Estado, as bacias hidrográficas mostram reflexos negativos de disponibilidade hídrica, de acordo com o hidrólogo, Lucas Giacomelli “Até o momento as bacias estão conseguindo manter o nível estável, porém a tendência para os próximos dias é de declínio nos níveis, representando em um agravamento da baixa disponibilidade nas bacias gaúchas”.

Os demais órgãos seguem monitorando e fiscalizando de maneira continua a situação das bacias do Estado, visando futuras ações com intuito de amenizar ainda mais os impactos já causados pela Estiagem.

A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Sala de Situação, Brigada Militar, Corsan, Fepam, CEVS-RS e Vigiágua. Os órgãos reforçam a importância do uso racional da água, incluindo os cuidados básicos que vão desde evitar o desperdício de água como deixar torneiras abertas, evitar a lavagem de veículos e calçadas.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul