Defesa Civil realiza palestra e exercício simulado em Santa Cecília do Sul

230 pessoas assistindo a palestra da Defesa Civil.
Encontro reuniu alunos e professores do município. - Foto: Gabriel Costa - Prefeitura de Santa Cecília do Sul
Por Ana Paola Dala Barba

Na quarta-feira (14), a 2ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil realizou uma palestra e um exercício simulado em Santa Cecília do Sul, na região norte do Estado. O evento contou com a participação de 230 integrantes da comunidade escolar entre alunos, professores e funcionários.

Durante o encontro o coordenador regional, major Ricardo Mattei, destacou a importância das atividades desenvolvidas pela Defesa Civil. Também explicou o funcionamento do sistema nacional Defesa Civil que incluem estados e municípios. Além das estruturas que compõe a Defesa Civil no Rio Grande do Sul, divisões, serviço prestado e a importância das ações de resposta e prevenção.

Segundo o major Ricardo Mattei, “as crianças tem facilidade em aprender e repassar os conhecimentos, por isso é importante fortalecer as ações de prevenção”.  "A ideia é expandir as palestras e os treinamentos para os 76 municípios da área de abrangência da 2ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, com sede em Passo Fundo", destacou.

No final do encontro, foi realizado um exercício simulado de evacuação do ambiente escolar em decorrência de um incêndio. O treinamento incluiu alunos das duas escolas e contou também com a presença da prefeita, Jusene Peruzzo, do coordenador municipal de Defesa Civil, Nilton Mazzaro, e representantes do poder Legislativo da cidade.