Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil integra grupo de trabalho nacional para fortalecer ações na fronteira

Publicação:

Pessoas reunidas em uma mesa de reunião redonda.
Reunião promovida no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília.
Por Ana Paola Dala Barba

Entre os dias 7 e 8 de maio, o subchefe da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Rodrigo Dutra, participou da reunião do Colégio Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil, promovida no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília.

Durante o encontro, que reuniu representantes de todos os Estados da federação, foi apresentado à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, estabelecido a criação de um grupo de trabalho de cooperação internacional de fronteira e operação de resposta com o uso de carro-pipa.

Segundo o tenente-coronel Rodrigo, “os Estados do sul do país, especialmente o Rio Grande do Sul, está envolvido em um processo nacional que tratará do desenvolvimento de protocolos de atuação em áreas de fronteira, com suporte dos Ministérios do Desenvolvimento Regional e das Relações Exteriores, no sentido de firmar protocolos internacionais para as ações de pronta-resposta e socorro nas áreas de fronteira”.

“É fundamental estabelecer de instrumentos que alcancem segurança jurídica para a atuação dos órgãos de resposta a emergências nessas áreas, especialmente na fronteira seca como é o caso de Santana do Livramento, por exemplo,” concluiu.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul