Defesa Civil integra grupo de trabalho nacional para fortalecer ações na fronteira

Pessoas reunidas em uma mesa de reunião redonda.
Reunião promovida no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília.
Por Ana Paola Dala Barba

Entre os dias 7 e 8 de maio, o subchefe da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Rodrigo Dutra, participou da reunião do Colégio Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil, promovida no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília.

Durante o encontro, que reuniu representantes de todos os Estados da federação, foi apresentado à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, estabelecido a criação de um grupo de trabalho de cooperação internacional de fronteira e operação de resposta com o uso de carro-pipa.

Segundo o tenente-coronel Rodrigo, “os Estados do sul do país, especialmente o Rio Grande do Sul, está envolvido em um processo nacional que tratará do desenvolvimento de protocolos de atuação em áreas de fronteira, com suporte dos Ministérios do Desenvolvimento Regional e das Relações Exteriores, no sentido de firmar protocolos internacionais para as ações de pronta-resposta e socorro nas áreas de fronteira”.

“É fundamental estabelecer de instrumentos que alcancem segurança jurídica para a atuação dos órgãos de resposta a emergências nessas áreas, especialmente na fronteira seca como é o caso de Santana do Livramento, por exemplo,” concluiu.